Via @guiadoestudante | Quem gosta de advocacia ou quer fazer Direito, precisa desde já se habituar a ler muito – e nada melhor do que se ver nas páginas de um livro para tornar a leitura mais empolgante. Os advogados são profissionais indispensáveis não apenas na realidade, como também em muitas ficções – principalmente nas que envolvem crimes.
O GUIA DO ESTUDANTE listou alguns livros de investigação, suspense e julgamento para você adicionar na sua lista de leitura e indicar para aquele amigo que quer ser advogado criminalista! Confira.
1. O sol é para todos, por Harper Lee
O advogado Atticus Finch é responsável pela defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca em Maycomb, pequeno município de Alabama, no sul dos Estados Unidos, no início dos anos 1930.
O livro é contado a partir do olhar de Scout, uma menina, filha do advogado, ainda criança – o que, definitivamente, não deixa mais leve os temas abordados, como racismo, desigualdade social e conformismo diante das injustiças.
2. Crime e castigo, por Fiódor Dostoiévski
Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo. Ele acredita estar predestinado a grandes coisas, mas impedido de alcançá-las pela miséria. É aí que resolve pedir dinheiro emprestado a uma mulher, retratada na história como uma pessoa terrível – e acaba, depois, a assassinando. Ele tentará justificar seu feito através de uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.
Além disso, o crime de assassinato seria tão ruim assim quando cometido contra pessoas ruins? O leitor segue o julgamento do jovem por becos e tabernas recheados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania, entre elas, a injustiça.
3. A firma, por John Grisham
Um advogado é contratado por uma firma de advocacia que parece lhe dar tudo o que ele sempre sonhou: um ótimo salário, muitos benefícios e, inclusive, uma BMW. Parece perfeito, até o FBI bater na sua porta e dizer que todos ali estão sendo investigados, inclusive ele próprio.
Ao ser pressionado para se tornar informante, Mitch se vê num beco sem saída. Se não concordar em colaborar, será denunciado à justiça, mas se a empresa descobrir seu papel duplo, o preço a pagar pode ser a própria vida.
4. Acima de qualquer suspeita, por Scott Turow
Um promotor público está envolvido em um caso que pode arruinar tanto sua carreira como sua vida pessoal: quem assassinou sua colega, Carolyn Polhemus? Ele se torna o maior suspeito quando descobrem que não era um mero colega de Carolyn, e os papéis são invertidos quando o protagonista se torna o réu do caso.
O livro é um emaranhado de provas, testemunhos e intrigas, mostrando os jogos de poder e os segredos que permeiam os tribunais e a vida pessoal dos envolvidos. Com personagens complexos e realistas, o autor nos leva a questionar a natureza da justiça e os limites da confiança em um mundo onde nada é o que parece.
Por Ludimila Ferreira
Fonte: guiadoestudante.abril.com.br