repescagem traz filmes que refletem estado do mundo; veja



O júri da Mostra SP foi formado pelo cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf, a atriz Camila Pitanga, do ator e cineasta português Gonçalo Waddington, da curadora e produtora Hebe Tabachnik, do produtor Kyle Stroud, do crítico de cinema francês Thierry Meranger.

O júri ainda concedeu um prêmio de Melhor Direção para Adam Elliot, pela direção do filme “Memórias de um Caracol”, uma animação em stop motion que conta a história de uma garota solitária que coleciona caracóis ornamentais e é apaixonada por livros. Ainda muito jovem, Grace foi separada do irmão gêmeo, o pirofagista Gilbert. O trauma lhe causou um quadro crônico de ansiedade e angústia e dificuldade para tocar a vida cotidiana. Um dia, ela conhece uma senhora estranha e encantadora, e a amizade a inspira a ter mais força para viver. Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Annecy, o principal evento de animação do mundo, é candidato a uma vaga no Oscar 2025.

“Manas”, de Marianna Brennand, premiado no Festival de Veneza 2024, levou o Prêmio da Crítica de Melhor Filme Nacional. Já “Levados pelas Marés, de Jia Zhangke, levou o Prêmio de Melhor Filme Internacional. A ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) escolheu como Melhor Filme Brasileiro da Competição Novos Diretores o documentário “Intervenção“, de Gustavo Ribeiro.

“Serra das Almas”, de Lírio Ferreira, levou o prêmio Netflix e vai ser exibido não só no Brasil, mas nos 190 países em que o streaming está presente. “Haja legenda!”, brincou o diretor de obras como “Baile Perfumado” e “Sangue Azul”.

“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que levou o prêmio de Melhor Roteiro em Veneza 2024, entre outros prêmios importantes, e está em franca campanha ao Oscar 2025, foi o Melhor Filme Brasileiro do Público. “Este é o prêmio mais bonito que o filme já ganhou. É o máximo!”, comentou a produtora Daniela Thomas para Splash. “O filme nunca está pronto. O prêmio do público é o prêmio onde cada espectador completou o filme. E o somatório desses olhares é que geram o prêmio mais lindo de cinema. Ganhar este prêmio na Mostra, que é nossa casa de cinema, e recebê-lo na Cinemateca Brasileira é muito comovente”, completou Walter Salles.

Confira a programação da repescagem

Sábado, 2 de novembro
15h: Intervenção, de Gustavo Ribeiro
17h10: Malu, de Pedro Freire
19h20: Balomania, de Sissell Morell Dargis
21h30: Sinfonia da Sobrevivência, de Michel Coeli



Source link

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading