Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O mercado financeiro começou a terça-feira (10) com atenção voltada para a saúde do presidente Lula, que foi submetido durante a madrugada a uma craniotomia para drenagem de um hematoma no crânio.
A cirurgia foi realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e segundo informações da equipe médica do hospital, Lula está acordado e com as funções neurológicas preservadas.
Se você quer saber tudo sobre a repercussão nos mercados e as perspectivas para o Ibovespa nesta terça, acompanhe agora o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado, apresentado por Lucas Rocco, CEO da Wise Investimentos | BTG Pactual.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouça clicando abaixo:
Ibovespa sobe, mas dólar segue pressionado
No primeiro pregão da semana, o Ibovespa registrou alta, refletindo o otimismo com medidas anunciadas pela China para estimular sua economia, incluindo políticas para estabilizar os mercados de ações e o setor imobiliário. A Vale (VALE3) foi e as empresas metálicas foram alguns dos destaques.
O dólar, por outro lado, segue em alta. Ontem, a moeda americana terminou o dia cotada a R$ 6,08, marcando um novo recorde de desvalorização para o real, em meio à incerteza política doméstica.
Rocco comentou que “a falta de consenso dentro do próprio Partido dos Trabalhadores sobre o pacote de cortes de gastos proposto pelo governo dificulta ainda mais a tramitação das medidas no Congresso”.
Expectativa com juros nos EUA e no Brasil
As atenções do mercado agora se voltam para as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) começa hoje, enquanto a do Federal Reserve (Fed) será definida na próxima semana.
Nos Estados Unidos, o mercado aposta em um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros. Já no Brasil, a expectativa é de uma alta de até 1 ponto percentual, o que levaria a Selic para 12,25% ao ano, elevando ainda mais o custo da dívida pública e desafiando a retomada de investimentos no país.
Commodities e mercados internacionais
Os futuros das bolsas norte-americanas apontam para uma abertura estável, após uma segunda-feira de quedas. O petróleo opera em baixa, cotado a US$ 67 por barril, enquanto as commodities metálicas apresentam sinais mistos no início do dia.
O post Podcast: Mercado de olho em saúde de Lula e decisão de juros apareceu primeiro em Monitor do Mercado.