Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O auxílio-gás é uma iniciativa governamental destinada a apoiar famílias de baixa renda na aquisição de gás de cozinha. Neste mês, o valor do benefício está fixado em R$ 104, equivalente ao preço médio de um botijão de 13kg. Essa média foi apurada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ao longo dos últimos seis meses. O benefício começou a ser pago a partir do dia 12 de dezembro, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Os pagamentos, que inicialmente estavam previstos para ocorrer concomitantemente com o Bolsa Família, sofreram atraso. No entanto, o governo garantiu a liberação dos valores para todos os beneficiários antes do Natal. Neste contexto, as famílias cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 1, 2 ou 3 receberam o auxílio neste dia inicial de pagamento.
Qual é o Calendário do Auxílio Gás em Dezembro?
As famílias de final de NIS 1, 2 e 3 receberão a parcela de dezembro na plataforma social do auxílio-gás, mesmo aquelas que normalmente recebem os valores em conta bancária. Caso não saquem até 26 de dezembro, as parcelas serão enviadas às contas bancárias, que permitem a movimentação pelo aplicativo Caixa Tem e pelo cartão de débito do Bolsa Família.
Com o atraso, o calendário de dezembro ficou da seguinte forma:
Final de benefícioData de pagamento1, 2 e 312 de dezembro413 de desembro516 de dezembro617 de dezembro718 de dezembro819 de dezembro920 de dezembro023 de dezembroCalendário do Auxílio Gás em Dezembro
Para dezembro, além de sua relevância social, o programa implica um investimento de aproximadamente R$ 570,56 milhões por parte do governo. Cabe ressaltar que os valores podem ser recebidos nas plataformas sociais ou transferidos para contas bancárias até o final do mês, caso não sejam retirados nas datas estipuladas inicialmente.
Quais Famílias Têm Direito ao Auxílio-gás?
O benefício é destinado a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e que possuam ao menos um integrante recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). A legislação que institui o programa estabelece prioridades para mulheres, especialmente aquelas responsáveis pelo núcleo familiar e vítimas de violência doméstica.
A periodicidade do pagamento do auxílio é bimestral, com projeção de continuidade até o final de 2026. Este planejamento visa assegurar a regularidade do auxílio às famílias que precisam do suporte para a compra de gás de cozinha, componente vital para o preparo de alimentos.
Quando as Famílias Receberão o Auxílio-gás em Dezembro?
Seguindo o cronograma, a partir do dia 12 de dezembro, as famílias com NIS final 1, 2 e 3 começaram a receber o benefício. Os pagamentos se estenderão nos dias subsequentes de acordo com o final do NIS. Caso as parcelas não sejam retiradas até 26 de dezembro, elas serão automaticamente transferidas para contas bancárias vinculadas, acessíveis pelo aplicativo Caixa Tem e no cartão de débito do Bolsa Família.
Esse cronograma visa assegurar que todas as famílias tenham acesso aos recursos antes do fim do ano, respeitando a logística estabelecida pelo programa.
O Que Esperar do Auxílio-gás no Futuro?
O governo prevê a manutenção e possível ampliação do auxílio-gás até o final de 2026, como uma forma de reduzir os impactos financeiros sobre as famílias de baixa renda. A continuidade do programa permitirá que os beneficiários continuem a ter acesso a um recurso fundamental para lares de toda a nação.
À medida que o programa avança, espera-se que ajustes e melhorias sejam feitos, garantindo a inclusão de mais famílias que possam estar em situação de vulnerabilidade e que necessitem desse suporte adicional.
O post Auxílio-gás: Entenda o Programa e o Pagamento de Dezembro! apareceu primeiro em Monitor do Mercado.