Ibovespa: Bolsa sobe levemente, mas tensão fiscal pressiona

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em leve alta de 0,26% nesta quinta-feira (26), aos 121.077,50 pontos, em meio a tensões entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso sobre a liberação de emendas parlamentares.

Após o bloqueio de R$ 4,2 bilhões em emendas pelo ministro do STF Flávio Dino, parlamentares indicaram que as votações relacionadas ao Orçamento de 2025 podem ser adiadas para fevereiro ou março, ampliando as incertezas.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram no Palácio da Alvorada para discutir possíveis soluções. No entanto, a tensão entre os Poderes preocupa investidores e pode dificultar a aprovação de pautas importantes em 2025.

Destaques do Ibovespa

O apoio de empresas de maior peso no índice, como Vale (+0,29%), Petrobras ON (+1,26%) e bancos como Itaú (+0,65%) e Bradesco ON (+1,13%), empurrou o Ibovespa para cima, fazendo ele fechar em terreno positivo.

Já as ações de consumo, mais sensíveis ao cenário doméstico e aos juros, registraram quedas. O índice de consumo caiu 0,82%, enquanto o de materiais básicos, atrelado a fatores externos, subiu 0,31%.

Entre as maiores altas do dia, ficaram IRB Brasil (11,30%), Brava (+6,64%) e Pão de Açúcar (+5,35%). Por outro lado, CVC (-7,74%), Magazine Luiza (-6,45%) e Minerva (-4,04%) tiveram os piores desempenhos da sessão.

O post Ibovespa: Bolsa sobe levemente, mas tensão fiscal pressiona apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading