Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, iniciará o último pregão da semana com ganho acumulado de 1% nesta sexta-feira (10), apesar de ainda operar abaixo dos 120 mil pontos. Nesta quinta-feira (9), o Ibovespa avançou 0,13%, em um dia marcado pela baixa liquidez devido ao feriado nos Estados Unidos em memória do ex-presidente Jimmy Carter.
Entre os destaques do dia na Bolsa, o setor bancário subiu com a perspectiva de ajuste no teto de juros do crédito consignado para beneficiários do INSS, que deve passar de 1,66% para 1,8% ao mês.
Se você quer saber tudo sobre as repercussões nos mercados e as perspectivas para a Bolsa brasileira neste início de ano, acompanhe agora o podcast Café do Mercado desta sexta-feira (10), uma produção do Monitor do Mercado, apresentado por Lucas Rocco, CEO da Wiser | BTG Pactual.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouça clicando abaixo:
Real se fortalece com entrada de capital estrangeiro
Outro ponto relevante foi a forte valorização do real em relação ao dólar, que fechou o dia a R$ 6,04. O movimento foi impulsionado pela entrada de recursos estrangeiros, com investidores atraídos pelos ativos brasileiros.
“Estamos vendo um fluxo relevante de exportadores e estrangeiros trazendo dólares para o país, o que reforça o apetite por ativos locais em meio ao cenário global”, destacou Rocco.
Petróleo avança e relatório de emprego dos EUA é aguardado
No exterior, a atenção do mercado está voltada para a divulgação do relatório de emprego nos Estados Unidos (Payroll), que ocorre nesta sexta-feira. A expectativa é de que os dados tragam sinais de desaceleração no mercado de trabalho, mas, segundo analistas, é improvável que alterem a posição do Federal Reserve sobre os juros.
Enquanto isso, o petróleo subiu 3% e atingiu US$ 76 o barril. “Esse avanço do petróleo reforça as dúvidas sobre como o governo brasileiro pretende lidar com a precificação dos combustíveis, que atualmente estão sendo vendidos a valores mais baixos do que o praticado no exterior”, pontuou Lucas Rocco.
Expectativa para a Bolsa nos próximos dias
O mercado segue atento à resposta do governo sobre a alta do petróleo e ao cenário internacional, especialmente após a divulgação do Payroll. Nos próximos pregões, os investidores devem monitorar o comportamento do fluxo estrangeiro e as sinalizações do Banco Central americano sobre a política monetária.
O post Podcast: Setor bancário e fluxo estrangeiro sustentam alta semanal da Bolsa apareceu primeiro em Monitor do Mercado.