Governo de SP anuncia gestora escolhida para cuidar de fundo para projetos verdes

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) foi escolhido para se tornar a entidade gestora do Finaclima-SP — fundo para atrair recursos para projetos de resiliência climática, os chamados investimentos verdes, como restauração florestal e uso sustentável dos ecossistemas no estado de São Paulo.

A habilitação do Funbio foi comunicada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) ao Monitor do Mercado nesta quarta-feira (12).

Apesar de o Funbio ser o único habilitado, ainda há prazo para recurso e o processo se encerrará oficialmente no dia 28. Participaram da seleção entidades experientes na gestão de investimentos socioambientais. São elas:

  • Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS);
  • Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag);
  • Fundação Getúlio Vargas Europe Internacional;
  • Sitawi.

A primeira etapa da seleção, concluída em janeiro, avaliou as propostas técnicas das entidades interessadas. Já a segunda fase analisou as propostas de taxa de administração, considerando custos operacionais do fundo.

O resultado final considerou uma proposta técnica (peso de 60%) e uma de preço (peso de 40%). A expectativa é que o acordo de cooperação do gestor selecionado com a Semil seja assinado em abril, após a elaboração do Plano de Trabalho.

Metas ambientais do Finaclima

O Governo quer utilizar o fundo para a restauração de 37,5 mil hectares até 2026, conforme o Plano Estadual de Meio Ambiente. Até 2050, a expectativa é criar condições para restaurar 1,5 milhão de hectares — área que equivale a aproximadamente 6% do território estadual. As ações devem contribuir para a mitigação das emissões de carbono e fortalecer a resiliência climática.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Natália Resende, quem contribuir com o Finaclima-SP terá a segurança de que os projetos apoiados estarão alinhados às prioridades do Estado de São Paulo no enfrentamento das mudanças climáticas.

“O mecanismo está sendo estruturado para maximizar a transparência e rastreabilidade na aplicação dos recursos e dos resultados associados, sob a supervisão de um Conselho de Orientação paritário, responsável por definir diretrizes estratégicas que deverão ser seguidas pela entidade gestora”, pontua.

O post Governo de SP anuncia gestora escolhida para cuidar de fundo para projetos verdes apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading