Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A valorização do real frente ao dólar impulsionou o Ibovespa para um dos melhores desempenhos globais em 2025, segundo levantamento da consultoria Elos Ayta. Até o pregão da última sexta-feira (14), o principal índice da Bolsa de Valores brasileira acumulava alta 15,23% em dólares, ocupando a quarta posição do ranking.
O desempenho do Ibovespa em dólares supera índices de mercados desenvolvidos, como o DAX da Alemanha (+14,14%), o IBEX da Espanha (+12,91%) e o CAC 40 da França (+11,97%). Além disso, avança mais do que os três índices norte-americanos (Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq) somados.
O índice brasileiro fica atrás somente do Euro Stoxx 50 (Zona do Euro), com alta de 26,76%, do colombiano MSCI Colcap (17,64%) e do chinês FTSE China 50 (15,34%). Já em moeda local, o Ibovespa registra um avanço de 6,6% até o momento, ocupando a 13ª posição entre os índices globais.
- Investir sem estratégia é dar sorte ao acaso. Descubra como tomar decisões com método e segurança. Baixe o eBook gratuito assinado por Guto Gioielli!
Câmbio impulsiona atratividade do Ibovespa
O resultado não se deve somente à valorização das ações brasileiras, mas também ao efeito cambial. O dólar Ptax já acumula queda de 7,49% no Brasil, a segunda maior entre 27 economias globais, atrás apenas da Rússia, onde a moeda americana recua 17,53%.
Segundo a análise da Elos Ayta, a combinação de valorização do Ibovespa e fortalecimento do real torna o Brasil ainda mais atrativo para investidores estrangeiros, ampliando os retornos em dólares.
Desempenho negativo na Argentina e no Japão
Na outra ponta, o S&P Merval, da Argentina, registra o pior desempenho global, com queda de 8,09% em dólares e recuo de 5,77% em moeda local. O Nikkei 225, do Japão, também apresenta baixa de 1,87% em ienes, mas ainda acumula alta de 1,05% em dólares, devido à valorização do iene.
O post Ibovespa é o quarto índice mais rentável em dólares no mundo em 2025 apareceu primeiro em Monitor do Mercado.