Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, prometeu que vai acelerar a regulamentação da Reforma Tributária e isso pode ajudar muito as ações de empresas do varejo, já que o salto no escuro, que foi a reforma do consumo no Brasil, está claramente dificultando as previsões.
No novo episódio do podcast Ligando os Pontos, produzido pelo Monitor do Mercado, o CEO do Monitor, Marcos de Vasconcellos, fala sobre os fatores que travam o varejo e o consumo no Brasil, indo desde as incertezas geradas com a Reforma Tributária às altas taxas de juros.
Veja o novo episódio:
Salto no escuro
A reforma tributária, focada na tributação do consumo, gerou preocupações no mercado. O setor varejista, fortemente ligado ao consumo, tem sido diretamente afetado por essa incerteza. Especialistas, como o professor da USP Fernando Facury Scaff, apontam que a reforma é um “salto no escuro”, criando novas discussões e possíveis judicializações, o que aumenta o risco para as empresas.
Segundo os analistas do BTG Pactual, há seis variáveis que devem ser observadas pelos investidores:
O custo de financiamento e seu impacto na demanda;
A renda familiar;
A desaceleração da inflação;
O desempenho de varejistas de alta renda;
A alavancagem financeira das grandes empresas
O potencial aumento da carga tributária com a nova reforma.
Influência da Selic
Outro ponto crítico para o varejo é a alta taxa de juros. Com a taxa Selic em dois dígitos, o custo do crédito é elevado, o que desestimula o consumo de bens duráveis, como eletrodomésticos e imóveis.
O post O que trava o consumo no Brasil? Veja análise em vídeo apareceu primeiro em Monitor do Mercado.