Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos Estados Unidos subiu para 55,7 pontos em agosto, no maior patamar desde março de 2022, segundo dados revisados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo S&P Global/CIPS.
O resultado representa um avanço em relação aos 55 pontos registrados em julho e supera a previsão de 55,1 pontos. O PMI composto, que combina dados dos setores industrial e de serviços, também registrou alta, subindo para 54,6 pontos em agosto, ante 54,3 pontos em julho.
PMI de serviços indica crescimento econômico
Para o economista-chefe de negócios do S&P Global, Chris Williamson, a melhora no PMI de serviços para o nível mais alto em quase dois anos e meio indica um crescimento econômico robusto no terceiro trimestre. Segundo ele, os dados apontam para um crescimento do PIB entre 2% e 2,5% no período, reforçando a perspectiva de uma “aterrissagem suave” da economia.
Além disso, Williamson ressaltou que os dados de agosto indicaram um esfriamento adicional da inflação nos preços de venda, especialmente no setor de serviços. O nível de preços está se aproximando da média observada antes da pandemia, o que é consistente com a meta de inflação de 2% do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos.
Índice ISM nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a leitura do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) para o PMI de serviços também registrou leve alta, subindo de 51,4 pontos em julho para 51,5 pontos em agosto. O resultado superou as expectativas dos analistas, que previam uma queda para 51,1 pontos.
*Com informações da agência de notícias CMA.
O post PMI de serviços dos EUA sobe para o nível mais alto em dois anos e meio apareceu primeiro em Monitor do Mercado.