Bolsas da Ásia caem com dados menores da China e do Japão

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam em queda nesta segunda-feira (9), ainda impactados pela divulgação do payroll abaixo do esperado, com investidores avaliando o movimento das ações de tecnologia, dados econômicos da China e do Japão.

O índice de preços ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) da China, além da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, trouxeram preocupações ao mercado.

O Hang Seng de Hong Kong liderou as perdas, com uma queda de 1,42%, seguido pelo Xangai Composto, que caiu 1,06%.

Fechamento dos principais índices da Ásia:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,48% (36.215,75 pontos)

Hang Seng (Hong Kong): -1,42% (17.196,96 pontos)

Xangai Composto (Xangai): -1,06% (2.736,49 pontos)

Kospi (Seul): -0,33% (2.535,93 pontos)

Desempenho dos indicadores chineses

Na China, o CPI subiu 0,4% em agosto, em relação ao mês anterior, mas a inflação de produtos não alimentícios apresentou fraqueza, com uma alta anual de apenas 0,2%. Esse é o menor nível registrado desde julho de 2023, o que acende um alerta sobre o risco de deflação caso não sejam adotadas novas medidas para estimular o consumo.

O PPI chinês, que mede a variação nos preços de produtos vendidos pelos fabricantes, registrou uma queda anual de 1,8%.

A deflação de preços ao produtor, segundo o economista assistente da Capital Economics, Gabriel Ng, reflete um excesso de capacidade na indústria, o que pressiona os preços para baixo.

Esse cenário indica que a economia chinesa ainda enfrenta desafios significativos na recuperação de sua atividade industrial.

PIB abaixo do esperado no Japão

No Japão, a segunda leitura do PIB do segundo trimestre de 2024 veio abaixo das expectativas, gerando preocupações sobre a recuperação econômica.

O economista Kengo Tanahashi, da Nomura Securities, afirmou que a economia japonesa está praticamente estagnada desde o segundo semestre de 2023, apesar de uma leve recuperação entre abril e junho deste ano.

Dados decepcionantes de gastos das famílias em julho e o fato de que o aumento dos salários foi impulsionado principalmente por bônus, e não por aumentos no salário-base, reforçam a incerteza sobre o ímpeto do consumo privado no terceiro trimestre.

Impacto nos mercados asiáticos

Com os dados econômicos chineses e japoneses no radar, os principais índices asiáticos fecharam o pregão em queda. O Hang Seng de Hong Kong liderou as perdas, com uma queda de 1,42%, seguido pelo Xangai Composto, que caiu 1,06%.

Sonija Li, chefe de pesquisa de varejo da MIB Securities HK, comentou que o sentimento dos investidores permanece cauteloso, já que muitos aguardam a divulgação de novos dados chineses ao longo da semana, como a balança comercial e a produção industrial, para avaliar o ritmo de recuperação da economia.

*Com informações da agência de notícias CMA

Imagem: Piqsels

O post Bolsas da Ásia caem com dados menores da China e do Japão apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading