Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, com leve alta de 0,18%, aos 135.118,22 pontos. O índice segue lateralizado desde que perdeu o patamar de 136 mil pontos no dia 5.
A alta foi impulsionada pela Petrobras (ON 0,99% e PN 1,39%), que seguiu a alta do petróleo no mercado internacional. O aumento do preço commodity foi favorecida pela expectativa de que o Federal Reserve (Fed) corte os juros nesta “super quarta”.
O mercado, no entanto, segue dividido sobre o tamanho da redução. Há incerteza se o Fed optará por um corte de 0,25 ou 0,50 ponto percentual. De acordo com a ferramenta de monitoramento do CME Group, as apostas para um corte de 50 pb chegaram a 60%.
Destaques do Ibovespa
Por outro lado, o setor de mineração foi impactado negativamente pela queda do preço do minério de ferro na Ásia, que atingiu valores abaixo de US$ 100 por tonelada. As ações da Gerdau (PN) recuaram 1,70%, enquanto a Vale fechou estável após passar parte da sessão no terreno negativo.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Azul (10,91%), CSN Mineração (6,93%) e Santos Brasil (3,94%). Do outro lado, Embraer (-5,30%), Petz (-4,31%) e Brava Energia (-3,81%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
A Azul disparou após a confirmação de negociações com credores para a troca de dívida por participação na empresa. Apesar de ainda não haver um acordo oficial, o mercado reagiu positivamente à notícia.
O post Ibovespa: Bolsa fecha em alta, impulsionada pela Petrobras apareceu primeiro em Monitor do Mercado.