Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
As principais bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira (7), impulsionadas pelo relatório de empregos dos Estados Unidos (payroll), divulgado na última sexta-feira (4), e pelo otimismo que tomou conta do mercado asiático.
Investidores aguardam novos estímulos para a economia da China, um dos fatores que deram suporte ao desempenho positivo do pregão.
Na semana anterior, os mercados enfrentaram intensa volatilidade em meio às tensões geopolíticas no Oriente Médio, o que pressionou os preços do petróleo. “O prêmio de risco geopolítico continua subvalorizado, e isso sugere cautela em relação aos mercados de energia”, destacaram analistas do BNP Paribas em relatório.
Confira o desempenho das principais bolsas da Europa nesta segunda-feira (7):
FTSE-100 (Londres): 8.303 pontos (+0,28%)
DAX-30 (Frankfurt): 19.094 pontos (-0,14%)
CAC-40 (Paris): 7.576 pontos (+0,46%)
FTSE MIB (Milão): 33.814 pontos (+0,66%)
IBEX-35 (Madri): 11.717 pontos (+0,50%)
PSI-20 (Lisboa): 6.693 pontos (+0,69%)
Continente seguiu repercutindo dados do payroll
O otimismo se espalhou pelos mercados após o relatório de empregos dos EUA para setembro, que superou as expectativas ao revelar a criação de 254 mil vagas, bem acima da previsão de 150 mil. O resultado reforça a expectativa de um pouso suave da economia americana, o que pode reduzir a necessidade de novas altas nos juros pelo Federal Reserve.
Na Europa, os dados divulgados hoje mostraram que as vendas no varejo da zona do euro cresceram 0,2% em agosto, enquanto a produção industrial da Alemanha foi revisada para cima, com alta de 3,9% em julho. No entanto, a economia alemã segue enfrentando desafios, com as encomendas da indústria caindo 5,8% em agosto.
Expectativas para a semana
Os próximos dias serão marcados pela divulgação da ata da última reunião do Fed, além de negociações salariais na Alemanha e novos dados sobre a inflação nos Estados Unidos.
Na sexta-feira (11), o mercado ficará atento aos números de crescimento econômico do Reino Unido, que podem indicar os rumos da economia britânica nos próximos meses.
O post Bolsas da Europa: Mercados sobem reagindo ao payroll e otimismo na Ásia apareceu primeiro em Monitor do Mercado.