Hollywood percorreu um longo caminho, mas ainda tem um longo caminho pela frente em direção à igualdade e à inclusão. As escolhas de elenco são um ponto particularmente sensível, já que atores brancos são escalados como pessoas de cor, atores sem deficiência são escalados como personagens deficientes e atores cisgênero são escalados para papéis transgêneros — deixando atores marginalizados sem trabalho. Até mesmo filmes que visam mostrar uma comunidade sub-representada tropeçam em questões como colorismo — preconceito ou discriminação contra tons de pele mais escuros dentro do mesmo grupo racial.
Apesar do elenco diversificado do musical policial indicado ao Oscar ‘Emilia Pérez’, o diretor francês Jacques Audiard foi criticado por não ter escalado um falante nativo de espanhol do México para os papéis principais. O filme, que também foi escrito por Audiard, se passa no México e conta a história de três mulheres mexicanas. A protagonista é interpretada pela atriz espanhola Karla Sofía Gascón, que se envolveu em um escândalo após o lançamento do filme quando comentários racistas que ela fez nas redes sociais ressurgiram. As outras protagonistas são interpretadas por Selena Gomez, que se descreve como uma americana-mexicana de terceira geração, e Zoe Saldaña, atriz americana cujos pais são dominicano e porto-riquenha. Gomez teve aulas de espanhol para melhorar suas habilidades linguísticas para o filme, mas ainda foi duramente criticada por falantes nativos. Além disso, Audiard escolheu filmar ‘Emilia Pérez’ na França em vez do México, e foi acusado de lidar mal com tópicos delicados como os efeitos devastadores do tráfico de drogas.
Outra controvérsia de elenco surgiu quando foi revelado que a voz da atriz principal Karla Sofía Gascón foi aprimorada usando IA para ampliar seu alcance vocal. Críticos dizem que papéis musicais não deveriam ter sido dados a cantores não profissionais.
‘Emilia Pérez’ é apenas um dos muitos filmes que enfrentaram reações negativas por seu elenco. Clique para conferir mais dos elencos de filmes mais controversos da história recente de Hollywood.