Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) anunciou nesta quarta-feira (18) o lançamento de ofertas de troca de dívida como parte de seu processo de reestruturação financeira e recapitalização.
A operação visa a troca de diferentes séries de notas sêniores garantidas, com vencimentos em 2028, 2029 e 2030, por novas emissões de títulos, com o objetivo de reestruturar sua dívida e melhorar sua posição financeira.
Além das ofertas de troca, a empresa está conduzindo uma solicitação de consentimento aos detentores das notas existentes, a fim de alterar os termos desses títulos, eliminando restrições e eventos de inadimplência. Essa mudança permitirá que as notas restantes, após a troca, se tornem obrigações não garantidas.
Às 12h39 (horário de Brasília), a ações da Azul (AZUL4) cediam 6,90%, a R$ 3,78.
Detalhes das ofertas de troca da Azul
As ofertas de troca e solicitações de consentimento lançadas pela Azul são as seguintes:
Notas com vencimento em 2028 e taxa de juros de 11,930%: possibilidade de trocá-las por novas notas sêniores garantidas com as mesmas condições de vencimento e juros.
Notas com vencimento em 2029 e 2030 e taxas de juros de 11,5% e 10,87%, respectivamente: por novas notas com condições similares.
Condições para a consumação da oferta
A consumação das ofertas está condicionada à adesão de pelo menos 66,67% do valor principal de cada série de notas existentes e à participação de 95% do valor principal das notas com vencimento em 2029 e 2030. A operação também depende da emissão de notas superprioritárias.
Prazos e expectativa de liquidação das ofertas
O prazo para a participação antecipada nas ofertas de troca é até as 17h do dia 7 de janeiro de 2025 (horário de Nova York), com o prazo final se estendendo até as 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025.
A liquidação da operação está prevista para o dia 22 de janeiro de 2025, salvo prorrogação e as operações preveem uma emissão de novas ações da Azul em três fases, com a companhia estimando que as primeiras ocorram até abril.
Negociação da Azul com credores
Em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, a Azul informou que, antes de lançar as ofertas de permuta, precisou negociar os termos das transações com o grupo ad hoc de detentores de títulos de dívida apoiadores. O acordo inclui:
Acordos de governança pós-transação e planos de incentivo à administração, com direitos de indicação ao Conselho;
Compromisso de migração para uma única classe de ações em um período determinado, além de alterações no capital social e conversões de ações ordinárias.
A companhia afirmou que espera cumprir as condições de saque postergado juntamente com a emissão das notas superprioritárias e a conclusão das ofertas de permuta, o que permitiria o acesso completo aos US$ 500 milhões em financiamento em meados de janeiro de 2025.
*Com informações da agência de notícias CMA
O post Azul lança ofertas de troca de dívida em processo de reestruturação financeira apareceu primeiro em Monitor do Mercado.