Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Na última semana, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, apresentou uma alta de 1,91%, marcando a terceira semana consecutiva de valorização. A estabilidade das taxas de juros americanas é um fator positivo, uma vez que a previsibilidade é bem vista pelo mercado.
A próxima reunião do Federal Reserve (Fed), no final de julho, tem uma probabilidade alta de manutenção das taxas, o que pode contribuir para um ambiente mais estável.
Turbulência política
O movimento ocorre em meio a uma fase de turbulência política, onde o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi alvo de críticas por parte do presidente Lula. Campos Neto, por sua vez, defendeu a autonomia do Banco Central, afirmando que as decisões foram técnicas e não políticas.
A aproximação do término do mandato de Campos Neto e a possível indicação de Galípolo como seu sucessor no próximo mês têm gerado especulações no mercado. Além disso, a expectativa pelas eleições municipais contribui para um cenário de maior volatilidade.
Desempenho dos outros índices
Nos mercados internacionais, o índice S&P 500 também registrou alta de 1,95%, atingindo novas máximas semanais. Este desempenho reflete um otimismo contínuo dos investidores, apesar das incertezas econômicas globais.
O índice IFIX, que representa os fundos imobiliários, teve uma leve queda de 0,17%, mas mostrou sinais de recuperação nos últimos pregões, ancorado pela queda das taxas de juros futuros. O dólar também recuou 2,44%, ainda que permaneça em um patamar elevado.
Agenda econômica
Nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, dará uma série de declarações na terça e quarta-feira. Além disso, haverá leilões de títulos do Tesouro Americano de 10 e 30 anos na quarta e quinta-feira, respectivamente.
Na quinta-feira, serão divulgados os dados do CPI (índice de preços ao consumidor) e do seguro-desemprego, enquanto na sexta-feira saem os dados do PPI (índice de preços ao produtor).
No Brasil, o Boletim Focus, divulgado toda segunda-feira, trouxe atualizações sobre as expectativas econômicas, que devem impactar a Bolsa brasileira. Na quarta-feira, serão divulgados os dados do IPCA (inflação oficial), na quinta-feira, os números das vendas no varejo e, na sexta-feira, os dados do setor de serviços.
Veja o podcast:
Na série “Perspectivas da Semana”, o sócio da Wise Investimentos, Sérgio Ricciardi, aprofunda as tendências e eventos que pautarão o mercado financeiro. Toda segunda-feira, no canal do YouTube do Monitor do Mercado.
O post Bolsa brasileira acelera e engata terceira semana seguida de alta apareceu primeiro em Monitor do Mercado.