Bolsas da Europa fecham em queda com dados mais fracos no Reino Unido

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

As principais Bolsas da Europa fecharam o pregão desta sexta-feira (13) em queda, refletindo os dados econômicos mais fracos do que o esperado no Reino Unido e os números negativos para as exportações na Alemanha, a maior economia do continente.

Nos últimos meses, a economia britânica registrou quedas inesperadas em diversos setores, com destaque para o PIB, que recuou em outubro, segundo os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país.

Confira o desempenho das principais Bolsas da Europa:

FTSE-100 (Londres): 8.300 pontos (-0,14%)

DAX-30 (Frankfurt): 20.471 pontos (+0,31%)

CAC-40 (Paris): 7.406 pontos (-0,34%)

FTSE MIB (Milão): 34.888 pontos (+0,09%)

IBEX-35 (Madri): 11.756 pontos (-0,07%)

SMI-20 (Zurique): 11.694 pontos (-0,18%)

PSI-20 (Lisboa): 6.352 pontos (-0,11%)

Impacto do PIB do Reino Unido

No trimestre encerrado em outubro, o PIB do Reino Unido cresceu 0,1% na comparação com o período entre maio e julho. Na comparação mensal, a economia britânica caiu 0,1%, mantendo o desempenho do mês anterior.

O indicador reflete o desempenho geral da economia, sendo utilizado por investidores para avaliar o ritmo de crescimento econômico.

Confira o desempenho de cada setor:

Produção: caiu 0,6% em outubro, ante uma queda de 0,5% em setembro.

Construção: recuou 0,4% em outubro em base mensal

Serviços: ficou estável no período

Segundo Paul Dales, economista-chefe para o Reino Unido da Capital Economics, a desaceleração econômica na segunda metade do ano não está ligada apenas ao orçamento, mas também reflete o impacto prolongado das altas taxas de juros e a pressão crescente causada pela fragilidade da atividade externa.

Segundo ele, embora haja um risco real de recessão no curto prazo, a redução dos efeitos das altas taxas de juros pode levar a um crescimento mais acelerado do PIB em 2025.

Produção industrial e setor de construção

A produção industrial britânica caiu 0,6% em outubro, enquanto a expectativa era de alta de 0,3%.

Entre os setores industriais, no setor manufatureiro, principal componente da produção industrial britânica, a produção caiu 0,6%. No entanto, o maior impacto negativo veio do setor de mineração e extração, que teve queda de 3,1%.

Entre os 13 subsetores avaliados, sete registraram queda, com maior impacto negativo no segmento de produtos farmacêuticos básicos, que recuou 2,6%.

Balança comercial do Reino Unido

A balança comercial do Reino Unido registrou um déficit de 19,1 bilhões de libras em outubro em comparação com setembro, maior que a previsão de 15,5 bilhões de libras.

As exportações somaram 28,3 bilhões de libras no mês, com uma queda de 0,4% em relação a setembro; enquanto as importações atingiram 47,4 bilhões de libras, representando uma alta de 5,8% em termos mensais.

Já o saldo da balança comercial com países fora da União Europeia teve déficit de 7,4 bilhões de libras em outubro ante setembro, com exportações de 14,1 bilhões de libras e importações de 21,5 bilhões de libras.

O saldo da balança comercial do Reino Unido com países fora da União Europeia registrou um déficit de 7,4 bilhões de libras em outubro. No período, as exportações totalizaram 14,1 bilhões de libras, enquanto as importações somam 21,5 bilhões de libras.

Dados econômicos fracos da Alemanha

Na Alemanha, o saldo da balança comercial apresentou um superávit de 13,4 bilhões de euros em outubro, mas ficou abaixo da previsão de 18 bilhões de euros, segundo os dados divulgados pelo departamento de estatísticas Destatis.

As exportações ajustadas somaram 124,6 bilhões de euros, uma queda de 2,8% em comparação ao mês anterior e também no comparativo anual.

*Com informações da agência de notícias CMA

O post Bolsas da Europa fecham em queda com dados mais fracos no Reino Unido apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading