Bolsas da Europa: Índices têm resultados mistos; SAP dispara

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

As bolsas da Europa encerraram a sessão com desempenhos variados nesta terça-feira (23), com os investidores focados em notícias corporativas e desdobramentos políticos nos EUA.

No mercado londrino, as mineradoras foram pressionadas pela queda das commodities. Em contraste, Frankfurt registrou ganhos, impulsionada pela SAP, que superou as expectativas de receita trimestral.

Desempenho dos índices

FTSE-100 (Londres): -0,38% (8.167,37 pontos);

DAX-30 (Frankfurt): +0,71% (18.547,97 pontos);

CAC-40 (Paris): -0,31% (7.598,63 pontos);

FTSE MIB (Milão): +0,07% (34.637,8 pontos);

IBEX-35 (Madri): +0,62% (11.212,70 pontos);

SMI-20 (Zurique): -0,15% (12.278,82 pontos);

PSI-20 (Lisboa): -0,09% (6.854,32 pontos).

Cenário político dos Estados Unidos

No cenário político dos Estados Unidos, a atenção está voltada para a decisão do presidente Joe Biden de não buscar a reeleição no final de semana, abrindo espaço para sua vice, Kamala Harris, disputar a presidência contra o ex-presidente Donald Trump.

“Ainda há uma incerteza significativa sobre o que exatamente uma presidência do candidato republicano Donald Trump implicaria para a economia e os mercados dos EUA”, diz Lizzy Galbraith, economista política da Abrdn, em uma nota. A Abrdn atribui uma probabilidade de 60% para uma vitória de Trump, que então divide em três cenários.

SAP impulsiona índice alemão

Em Frankfurt, na Alemanha, o índice DAX subiu 0,77%, a maior alta da Europa. O movimento positivo foi liderado pela SAP, cujas ações saltaram 6,64% após a maior desenvolvedora de software da Europa divulgar resultados trimestrais acima do esperado. Além disso, a empresa anunciou uma reestruturação, incluindo a demissão de 9.000 a 10.000 funcionários, a um custo de US$ 3,26 bilhões. A expectativa de lucro para 2025 aumentou para 10,2 bilhões de euros.

Mercado de ações

As bolsas da Europa avaliaram hoje uma série de relatórios de lucros e atualizações corporativas, incluindo a Porsche, que reduziu sua perspectiva para 2024, citando uma escassez de ligas especiais de alumínio. As ações da Porsche caíram 5% com a notícia. A LVMH, controladora da Louis Vuitton e o principal grupo de produtos de luxo do mundo, registrou uma receita de 41,7 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024.

A UPS divulgou resultados do segundo trimestre que ficaram abaixo das expectativas, fazendo com que as ações caíssem 13%, registrando o pior dia da sua história. Já a General Motors superou as expectativas dos analistas, mas suas ações caíram 6% devido ao adiamento dos planos para seus veículos elétricos e autônomos.

Em Londres, as mineradoras como Anglo American (-2,51%), Glencore (-2,22%) e BP (-1,63%) foram impactadas negativamente pela queda das commodities. Na capital francesa, Paris, a Edenred caiu 12,4% mesmo após anunciar um aumento de 18,5% na receita do primeiro semestre.

O FTSE MIB, em Milão, foi influenciado pela alta de 0,5% nas ações da petrolífera Eni após o anúncio de um acordo de exclusividade com a americana KKR para venda de uma fatia minoritária na unidade de biocombustíveis Enilive.

*Com informações da Agência CMA

O post Bolsas da Europa: Índices têm resultados mistos; SAP dispara apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading