Bolsas da Europa: Mercados caem com apreensões políticas na França

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

As principais bolsas da Europa encerraram em queda o pregão desta terça-feira (9), refletindo as preocupações com o cenário político na França. O desempenho dos mercados europeus contrastou com a variação mista observada em Wall Street. Nesta manhã, os investidores avaliaram os comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em seu testemunho ao Congresso americano.

As apreensões no cenário político francês giraram em torno da informação de que o escritório da promotoria de Paris iniciou uma investigação preliminar sobre alegações de financiamento ilegal da candidatura presidencial de 2022 de Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional. Le Pen foi derrotada por Emmanuel Macron na eleição.

Desempenho das principais bolsas da Europa:

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia com uma baixa de 0,90%, aos 511,76 pontos.

FTSE-100 (Londres): −0,66%, aos 8.139,81 pontos

DAX-30 (Frankfurt): -1,34%, aos 18.223,94 pontos

CAC-40 (Paris): −1,56%, aos 7.508,66 pontos

FTSE MIB (Milão): -0,53%, aos 33.864,47 pontos

IBEX-35 (Madri): −1,12%, aos 10.898,80 pontos

PSI-20 (Lisboa): −0,08%, aos 6.650,59 pontos

Impactos econômicos da eleição francesa

Segundo a Pictet Wealth Management, o resultado das eleições na França reduz a probabilidade de grandes promessas de gastos não financiados, mas ainda existe o risco de deterioração do déficit orçamentário francês. Isso pode impactar negativamente os títulos franceses (OATs), que podem continuar a pagar um prêmio de risco mais alto.

A Pictet estima que o spread dos OATs franceses de 10 anos sobre os Bunds alemães (títulos de dívida) deve oscilar entre 60 e 80 pontos-base nos próximos meses. Prêmios de risco mais altos tendem a pressionar ativos de maior risco, como as ações.

Depoimento de Jerome Powell

Nos Estados Unidos, Jerome Powell afirmou em seu primeiro testemunho ao Congresso americano que não indicará quando ocorrerão os ajustes nas taxas de juros americanas. Esse comentário foi observado atentamente pelos investidores, já que ajustes nas taxas de juros podem influenciar os fluxos de capital e a atratividade dos investimentos em diferentes mercados.

Powell afirmou, ainda, que os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) continuarão tomando decisões “reunião por reunião”, para evitar cortar as taxas cedo demais ou mantê-las elevadas por mais tempo do que o recomendado.

O post Bolsas da Europa: Mercados caem com apreensões políticas na França apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading