Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Banco BTG Pactual anunciou nesta quinta-feira (15) a conclusão da aquisição do controle acionário do Banco Nacional S.A., que estava em processo de liquidação extrajudicial pelo Banco Central (BC), encerrado ontem, e durava desde 1996. A operação foi finalizada após o cumprimento de todas as condições precedentes estabelecidas.
A partir da liquidação do Banco Nacional, as últimas dívidas no âmbito do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) deixam de existir, quase 29 anos após sua instituição, em 1995.
Segundo informações do Banco Central, a parte do Banco destinada à liquidação portava dívidas que, em dezembro de 2023, estavam no patamar de R$ 18,8 bilhões e, portanto, foram quitadas ao longo do primeiro semestre de 2024.
Oferta pública unificada
Com a aquisição, o BTG Pactual informou que solicitará à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o registro de uma oferta pública unificada. Essa oferta será destinada à compra da totalidade das ações ordinárias e preferenciais restantes do Banco Nacional, ainda em circulação no mercado.
Essa ação é necessária devido à mudança de controle acionário do Banco Nacional e tem como objetivo também o cancelamento do registro de companhia aberta na categoria “A” da CVM.
O cancelamento desse registro significa que as ações do Banco Nacional deixarão de ser negociadas na bolsa, resultando na sua saída do mercado de capitais.
Em comunicado ao mercado, ainda em 31 de maio deste ano, quando o BTG anunciou a intenção de adquirir o controle acionário do Banco Nacional, a instituição informou que a operação fazia parte da área de special situations “focada na aquisição e recuperação de carteiras de créditos inadimplidos e compra de ativos financeiros alternativos, que acumula expertise em turnaround de instituições financeiras em regime especial”.
Grupo CMA
Imagem: Divulgação
O post BTG Pactual conclui aquisição do Banco Nacional e prepara oferta pública apareceu primeiro em Monitor do Mercado.