Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Recentemente, o presidente global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou que as lojas da França suspenderiam a venda de carnes produzidas na América do Sul. A medida foi justificada por preocupações com certificações de origem e padrões de produção.
Em resposta, os frigoríficos brasileiros (JBS, Marfrig, Minerva e BRF) pararam de abastecer as unidades do Carrefour. A falta de carne já impactou os supermercados, e as ações do Carrefour caíram 4% no início desta semana.
A escalada da nova briga do Carrefour contra a carne brasileira e seus impactos nas ações dos frigoríficos nacionais (JBS, Marfrig, Minerva e BRF) são o tema do novo episódio do podcast Ligando os Pontos, com Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado.
A acusação de produtores franceses
Produtores rurais franceses alegam que a carne brasileira desrespeita padrões de qualidade locais, além de levantar preocupações sobre desmatamento e uso de terras indígenas.
O tema da “lavagem de gado” — prática de vender gado originado de áreas irregulares como se fosse de propriedades certificadas — é apontado como uma fragilidade no controle da cadeia produtiva no Brasil.
Além disso, o uso do hormônio estradiol em remédios veterinários permitidos no Brasil é outro ponto de debate, já que ele é proibido na União Europeia.
Qual o impacto nos frigoríficos?
Apesar do embate, as exportações para a França têm impacto limitado nos resultados dos frigoríficos brasileiros. A Europa representa apenas cerca de 6% das exportações totais da JBS e é irrelevante nos balanços da Minerva, Marfrig e BRF.
O foco das exportações continua sendo China e Estados Unidos, mercados mais significativos para as empresas do setor.
Desempenho das ações em 2024
As ações de frigoríficos brasileiros registram um desempenho positivo em 2024, com JBS valorizando 40% e Marfrig e BRF subindo cerca de 90% cada. Minerva é a exceção, com queda de 22%, reflexo de um aumento de alavancagem após aquisições recentes.
O post Carrefour e frigoríficos: como a disputa afeta o mercado financeiro apareceu primeiro em Monitor do Mercado.