Como será o avião?
O novo avião do juízo final será denominado Survivable Airborne Operations Center (Saoc), ou, Centro de Operações Aéreas Sobrevivível. O termo pode soar um pouco estranho, mas indica que essa plataforma aérea é capaz de sobreviver a algumas das mais difíceis condições de operação.
Ele substituirá o atual National Airborne Operations (Noac), ou, Centro Nacional de Operações Aéreo. Hoje, ele funciona em aviões Boeing 747-200 militarizados, que terão essa função.
Segundo a empresa vencedora do contrato, a Sierra Nevada Corporation (SNC), embora não seja a fabricante original do avião, será realizado um estudo profundo para definir as adaptações necessárias em segurança sem correr o risco de mexer nos sistemas fundamentais de voo. Todas essas informações serão compartilhadas com a Força Aérea dos EUA, que será a responsável pelo Saoc.
Embora os detalhes do projeto sejam sigilosos, o avião deverá ter reforços em diversos mecanismos de segurança, como proteção contra ataques cibernéticos. Também deverá seguir o padrão atual desse tipo de avião, com blindagens que oferecem proteção em caso de explosões nucleares.
Publicitário e Jornalista.