Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE PE) anunciou, em sessão administrativa realizada no final de setembro, a autorização de um novo concurso público para servidores efetivos. A decisão, que recebeu unanimidade entre os membros do Tribunal Pleno, foi oficialmente divulgada no último dia 11 de outubro. Este concurso promete preencher vagas em várias áreas, embora detalhes específicos sobre cargos e número de vagas ainda não tenham sido publicados.
Formação da comissão organizadora
Com o avanço do processo seletivo, uma comissão organizadora foi instituída no início de outubro. Este grupo é encarregado de avaliar as necessidades do tribunal e formular um planejamento que inclua as posições a serem oferecidas no certame. Além disso, a comissão é responsável por elaborar o projeto básico do concurso. Este projeto servirá de guia para as bancas organizadoras durante o processo licitatório, no qual elas submeterão suas propostas de preço.
Escolha da banca organizadora
A seleção da banca organizadora é crucial, pois determinará a instituição responsável pela aplicação das provas aos candidatos. Após esta definição, espera-se que o edital seja publicado e dê início oficialmente ao processo de inscrições e avaliações. A escolha da banca será conduzida através de um processo licitatório, que visa selecionar a proposta mais vantajosa ao tribunal.
Cargos atuais e necessidades do TCE PE
Embora o edital oficial ainda não tenha sido divulgado, o Portal da Transparência do TCE PE indica a existência de 23 cargos vagos atualmente. Estes estão distribuídos entre analista de controle externo, analista de gestão, auditor de controle externo e conselheiro substituto. Essas informações dão uma ideia dos possíveis cargos que serão contemplados no novo concurso.
13 cargos vagos de analista de controle externo;
5 cargos vagos de analista de gestão;
4 cargos vagos de auditor de controle externo;
1 cargo vago de conselheiro substituto.
Retrospectiva: Último concurso do TCE PE
O último concurso realizado pelo TCE PE aconteceu em 2017, sob responsabilidade do Cebraspe. Naquela ocasião, foram oferecidas 36 vagas para diversos cargos, distribuídas principalmente entre áreas de auditoria e gestão. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, e, em alguns casos, a uma prova discursiva, dependendo do cargo pretendido.
O método de avaliação incluía 120 questões de julgamento tradicional do Cebraspe, com opções de “certo” ou “errado”. Além disso, uma redação de até 30 linhas era exigida para cargos do grupo de Controle Externo, destacando a importância de habilidades discursivas nesta área.
Com a nova autorização, espera-se que o próximo concurso do TCE PE traga oportunidades significativas para os interessados em integrar uma das instituições mais respeitadas no panorama estadual. A expectativa agora gira em torno da publicação oficial do edital, que deverá ocorrer em 2025.
O post Concurso TCE PE 2025: comissão formada e edital a caminho! apareceu primeiro em Monitor do Mercado.