Confiança da indústria se mantém estável em agosto, com perspectivas positivas, aponta FGV

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), permaneceu estável em 101,7 pontos no mês de agosto. Na média móvel trimestral, o índice avançou 1,2 ponto. Essa estabilidade interrompeu uma sequência de quatro altas consecutivas do índice, que havia registrado avanços nas médias móveis trimestrais, atingindo 100,6 pontos.

Perspectivas para o fim do ano

Segundo Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, a estabilidade observada em agosto reflete um período de compensação após seguidas melhoras na demanda e na redução dos estoques.

Diz ainda, que mesmo com a interrupção do ciclo de alta, os empresários do setor industrial mantêm uma visão otimista em relação ao ambiente de negócios para o final do ano. No cenário macroeconômico, apesar do fim do ciclo de quedas na taxa de juros, os indicadores de trabalho e renda permanecem positivos, o que contribui para o otimismo no setor. No entanto, Pacini alerta para uma possível pressão de custos no futuro.

Desempenho dos segmentos industriais

Dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem, 11 registraram aumento na confiança em agosto.

O Índice de Situação Atual (ISA) variou ligeiramente, caindo 0,1 ponto, para 103,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) teve uma leve alta de 0,1 ponto, atingindo 99,8 pontos, seu maior nível desde novembro de 2021.

Grupo CMA

Imagem: Freepik

O post Confiança da indústria se mantém estável em agosto, com perspectivas positivas, aponta FGV apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading