Conselho da Hypera rejeita proposta de fusão com EMS; ações tem dia instável na Bolsa

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

A Hypera (HYPE3) informou que o conselho de administração rejeitou, por unanimidade, a proposta de oferta pública de aquisição de ações feita pela NC Farma Participações (EMS). A oferta, segundo a farmacêutica, foi recebida sem qualquer solicitação prévia e foi analisada com o auxílio de assessores externos.

Segundo a Hypera, entre os motivos para a recusa está a avaliação feita pela EMS, que subestima o valor da companhia, além de apontar diferenças estratégicas e culturais entre as duas empresas.

O portfólio da EMS, focado majoritariamente em medicamentos genéricos, não se alinha com os segmentos que a Hypera considera prioritários para seu crescimento.

Nesta quinta, as ações da farmacêutica abriram em forte queda, de quase 7%, mas se recuperaram ao longo do pregão, e atuam em alta de 0,33%, aos R$ 27,41.

Hypera alega diferenças de estruturas

A Hypera ressaltou ainda que, como uma empresa de capital aberto desde 2008, com ampla dispersão acionária, possui uma estrutura de governança corporativa diferente da EMS, que é uma empresa familiar e de capital fechado. Esse desalinhamento de culturas organizacionais foi outro fator determinante para a recusa da proposta.

Além disso, a empresa lamentou o fato de a proposta ter sido divulgada pela imprensa durante o pregão, sem qualquer discussão prévia.

Maior acionista apoiou decisão

O diretor de Relações com Investidores da holding Maiorem e maior acionista da Hypera, João Alves de Queiroz Filho, também manifestou apoio à decisão do conselho, reforçando seu compromisso com o plano estratégico de longo prazo da companhia e suas diretrizes de governança corporativa.

A Hypera reafirmou que continuará focada na otimização de capital de giro e na criação de valor para seus acionistas de longo prazo.

Segundo analistas ouvidos pelo Broadcast, a EMS seguirá buscando formas de combinar negócios com a Hypera. Os profissionais acreditam que a fusão continua a fazer sentido para a EMS, que se encontra em uma posição financeira estável, com resultados positivos. Esta foi a segunda negativa da farmacêutica para uma proposta de fusão.

O post Conselho da Hypera rejeita proposta de fusão com EMS; ações tem dia instável na Bolsa apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading