Copom aumenta taxa de juros (Selic) em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa de juros do país, a taxa Selic, em 1 ponto percentual (pp), levando-a para 13,25% ao ano. A decisão unânime foi anunciada na tarde desta “super quarta” (29).

Essa é a quarta elevação da taxa no governo Lula 3, todas feitas consecutivamente, e marca a estreia de Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central (BC).

Segundo o relatório, o cenário doméstico está marcado por uma desancoragem das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, o que exige uma política monetária mais contracionista — ou seja, o aumento da taxa de juros.

Internacionalmente, o ambiente “permanece desafiador em função, principalmente, da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, o que suscita mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed”, explicou o comunicado. Este cenário exige uma maior cautela por parte de países emergentes, como o Brasil.

Por fim, o comitê também ressaltou que os preços de ativos e as expectativas seguem sendo impactados, de forma relevantes, pelo cenário fiscal e a sustentabilidade da dívida.

O aumento da Selic confirmou o cenário previsto pelo Banco Central (BC). Sendo assim, para a próxima reunião devemos esperar outro aumento de 1 pp. A expectativa do mercado é de que a Selic termine 2025 a 15% ao ano, segundo o Boletim Focus desta última segunda-feira (27).

Como a Selic afeta meus investimentos?

A taxa Selic é conhecida como a taxa básica de juros, influenciando diretamente a economia do país e a vida das pessoas, e serve, principalmente, para controlar a inflação do país.

Quando a taxa aumenta, ajuda a desacelerar a economia e controlar a inflação. Quando a taxa cai, a economia aquece e estimular o consumo no mercado.

A Selic também responde à porcentagem de juros que deve ser paga aos bancos quando você realiza um financiamento ou empréstimo. Além disso, ela está diretamente relacionada aos investimentos de renda fixa, impactando no valor que um investidor vai receber por algum título que adquiriu.

O post Copom aumenta taxa de juros (Selic) em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading