Corte de juros depende apenas dos dados de inflação, diz Powell

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que para acontecer um corte de juros nos EUA será preciso “ver mais dados positivos sobre a inflação, só isso”. A declaração foi dada nesta terça-feira (9), durante uma audiência no Senado dos Estados Unidos.

Durante seu discurso, ele mencionou que leituras recentes de inflação mostraram alguns avanços modestos e que mais dados positivos fortaleceriam essa confiança, além de enfatizar que as expectativas de inflação a longo prazo parecem estar bem ancoradas.

Mesmo assim, o presidente do Fed ressaltou que, apesar dos avanços na redução da inflação e do arrefecimento do mercado de trabalho, a inflação elevada não é o único risco enfrentado pela instituição. Por isso, vão continuar tomando decisões “reunião por reunião”, para evitar cortar as taxas cedo demais ou mantê-las elevadas por mais tempo do que o recomendado.

Há uma semana, a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), mostrou que os membros precisavam de “maior confiança de que a inflação estava se movendo de forma sustentável em direção à meta de 2%”.

No entanto, Powell disse hoje que o banco “não precisa esperar inflação chegar a 2% para agir em relação à política monetária”. Segundo o presidente, o mercado de trabalho não é mais o catalisador principal de pressões inflacionárias, isso permitiria agir mais rapidamente.

Riscos de ajustes prematuros

Powell alertou que atrasar ou não reduzir suficientemente a política monetária pode enfraquecer a atividade econômica e o emprego. Ao considerar ajustes na faixa de meta para a taxa de juros, ele assegurou que o Comitê continuará a avaliar cuidadosamente os dados recebidos e suas implicações para a evolução das perspectivas, o equilíbrio de riscos e a trajetória apropriada da política monetária.

Corte de juros em setembro

Segundo a ferramenta de monitoramento do CME Group, 73% do mercado acredita que o corte de juros aconteça em setembro. Os últimos dados econômicos reforçaram essa expectativa que, de certa forma, foi alimentada pela fala do presidente do Fed.

O post Corte de juros depende apenas dos dados de inflação, diz Powell apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading