Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) opera em queda de 1,26% em sessão de aversão ao risco generalizada nos mercados globais após declarações de Donald Trump, que cogita aplicar novas tarifas comercias. O índice opera abaixo dos 120 mil pontos (119.636 pontos), nesta quarta-feira (8).
A CNN divulgou nesta quarta-feira (8), a notícia de que Trump estaria disposto a declarar emergência econômica nacional para prosseguir com seu plano de aplicar tarifas compulsoriamente a todos os países, o que impactou os mercados globais.
As bolsas de Nova York viraram para o negativo logo na abertura. Às 15h (horário de Brasília), Dow Jones cai 0,18%; S&P 500 recua 0,21% e Nasdaq perde 0,40%.
O clima de tensão e cautela também atingiu as Bolsas da Europa, que encerraram o pregão em queda. O índice Stoxx 600 caiu 0,27%; o FTSE, da Bolsa de Londres, ficou estável. Já o DAX, de Frankfurt, recuou 0,12% e o CAC 40, de Paris, encerrou em baixa de 0,58%.
Trump avalia emergência econômica e tarifas
Segundo a CNN, o presidente eleito Donald Trump considera declarar uma emergência econômica nacional, medida que permitiria o uso da Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (IEEPA) para implementar tarifas sobre produtos de países aliados e adversários.
A notícia gerou especulações de impactos no comércio global, com possíveis efeitos na demanda por exportações brasileiras.
A IEEPA concede ao presidente poderes amplos para gerenciar importações durante emergências nacionais, sem necessidade de justificar as tarifas por segurança nacional. A medida, ainda em avaliação, pode elevar tensões comerciais e acarretar maior volatilidade aos mercados internacionais.
Dólar e juros reagem ao cenário global
No mercado cambial, o dólar subiu 0,47%, sendo cotado a R$ 6,13. O movimento acompanhou o fortalecimento global da moeda norte-americana, medido pelo índice DXY, que avançou 0,63%, alcançando 109,22 pontos.
Os juros futuros no Brasil, que abriram em alta, recuaram ao longo do dia, acompanhando a diminuição dos rendimentos dos Treasuries americanos. O título de 10 anos chegou a 4,73%, seu maior nível desde outubro de 2023, mas desacelerou para 4,70%.
Impactos das sanções de Trump no mercado
A perspectiva de novas tarifas comerciais e a instabilidade nos mercados globais aumentam a volatilidade e podem afetar o desempenho de empresas exportadoras brasileiras.
Segundo a CNN, assessores de Trump avaliam, ainda, a possibilidade de usar a seção 338 da lei comercial dos EUA, que permite ao presidente impor “novos direitos” contra países considerados discriminatórios contra o comércio dos Estados Unidos.
Com essa alteração, seria possível sancionar novas tarifas em reciprocidade direta contra esses países em categorias específicas de produtos.
O post Declaração de Trump sobre tarifas impacta mercados globais; Ibovespa cai mais de 1% apareceu primeiro em Monitor do Mercado.