Desprezo por candidatos fica em 1º em SP, Nunes em 2º e Boulos em 3º



Mas na eleição municipal em São Paulo, o que aconteceu ontem não é novidade. Em 2020, pleito regido pela covid-19, 3,6 milhões não compareceram às urnas ou votaram branco ou nulo. Ou seja, o desprezo pelas opções também venceu. Em segundo, ficou Bruno Covas, com 3,2 milhões, e, em terceiro, Boulos, com 2,2 milhões. A abstenção foi de 2.769.179, nulos somaram 607.062 e em branco, 273.216.

O que explica essa diferença de comportamento entre as eleições? Não é só chuva e frio, nem o feriado do servidor público.

A campanha municipal tem dinâmica diferente da nacional, onde há mais palco para a polarização. Em 2022, foi a disputa entre a promessa de aumento do poder de compra com a discussão sobre comportamento e costumes, ou seja, o embate entre o churrasco com picanha e cerveja e o fantasma do comunismo e bobagens sobre gênero.

Além disso, em âmbito nacional, tanto a esquerda quanto a direita contavam com dois líderes de massa com energia para mobilizar as pessoas para sair de casa e votar. O que pode não acontecer, aliás, em 2026 com o autointitulado “mito” inelegível, mas também um Lula mais cansado.

Esta eleição foi intensa em São Paulo, com cadeirada, soco na cara e jogo baixo. Cansou os paulistanos e, ao final, muitos não suportavam mais falar de campanha. Além disso, o placar, praticamente definido em prol de Nunes, também pode ter levado a eleitores tanto do seu lado quanto do lado de seu adversário a desistirem de votar. E há eleitores de Marçal que preferiram nenhum dos dois.

Boulos sofreu grande campanha de difamação, ganhando a pecha de usuário de cocaína graças a Marçal no primeiro turno e, depois, de amigo de criminosos, através das propagandas de Ricardo Nunes e da absurda declaração de Tarcísio de Freitas no segundo. No sábado (26), sua rejeição marcava 52% no Datafolha, muito maior do que ela seria apenas com a venda da imagem de “invasor de casas” por ter coordenado o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.





Source link

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading