“Doutor Apocalipse”: Economista prevê piora na economia global

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O economista Nouriel Roubini, conhecido como “Doutor Apocalipse” por prever a crise financeira de 2008, identificou novas “mega-ameaças” que podem mudar a economia global e o cenário político para pior, durante sua palestra no projeto Fronteiras do Pensamento, nesta segunda-feira (6). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A transição de uma era de “estagnação secular” para uma realidade de “estagflação”, caracterizada pelo baixo crescimento econômico combinado com alta inflação, é um dos pilares destas ameaças. Segundo Roubini, isso é bem visível na pós-Covid por meio de um aprofundamento de déficits e dívidas orçamentárias, além do aumento do preço das commodities, a queda dos investimentos off-shore e uma procura de países pela “desdolarização”.

Mas não para por aí. O palestrante disse que “vivemos em uma era de hiper-incerteza” e que, além dos riscos econômicos e financeiros, também devemos considerar os sociais, políticos, geopolíticos, ambientais e tecnológicos.

Conflitos políticos

A rivalidade entre os Estados Unidos e países como China e Rússia, vistos em conflitos armados e indiretos, pode levar o mercado a uma fragmentação. Este efeito causaria um efeito dominó, aumentando o protecionismo econômico (ações do governo para proteger a economia do país) e, consequentemente, aumentando governos autoritários de esquerda e direita pelo mundo.

Países como Estados Unidos e Europa também estão sob ameaça de uma “bomba-relógio demográfica”. Antes, o envelhecimento da população era compensado pela chegada de mão de obra jovem estrangeira. No entanto, as leis anti-imigração dificultaram este processo, que deve se agravar com o avanço do aquecimento global.

Para Roubini, as mudanças climáticas vão aumentar movimentos migratórios e intensificar conflitos internos, considerando especialmente a fragmentação política citada. Além disso, os desastres climáticos podem trazer efeitos colaterais, como o surgimento de novas e mais letais pandemias.

Inteligência artificial

Segundo o “Doutor Apocalipse”, a Inteligência Artificial e a tecnologia podem salvar ou condenar o futuro. Há a preocupação de que os avanços tecnológicos se somem aos outros problemas, extinguindo milhões de empregos. Por outro lado, ele defende que avanços na robótica, nas ciências da saúde e na agricultura podem ajudar a solucionar muitas das ameaças.

“A questão é se vamos sobreviver a essas mega-ameaças até que essas tecnologias nos levem a um lugar melhor”, finalizou.

O post “Doutor Apocalipse”: Economista prevê piora na economia global apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading