EMS retira oficialmente proposta para fusão com a Hypera

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

A Hypera Pharma recebeu nesta quarta-feira (30) uma correspondência da NC Farma, holding que controla a EMS, formalizando a retirada da proposta de aquisição e combinação de negócios apresentada no dia 21 de outubro.

O processo, que tinha como objetivo uma possível compra das ações da Hypera, agora está oficialmente encerrado. No primeiro pregão após o anúncio, a Hypera amplia as perdas das últimas semanas e registra a maior queda do Ibovespa no dia, recuando 4,56%.

Na data em que a EMS formalizou a proposta, as ações da Hypera saltaram 7,45% em um único dia, no entanto, os papéis acumulam queda de 12%, desde então.

Conselho da Hypera considerou que proposta subestimativa valor da empresa

Na semana passada, o conselho de administração da Hypera informou que, após uma análise detalhada da proposta junto a seus assessores externos, decidiu por unanimidade rejeitar a oferta, optando por não iniciar negociações.

Segundo o comunicado, a principal razão para a recusa foi que a avaliação financeira apresentada pela EMS subestimava “significativamente o valor da Hypera”.

Empresa alegou diferenças estratégicas

Além da questão financeira, a empresa alegou que a proposta da EMS não se alinha aos objetivos estratégicos da companhia. A EMS, focada majoritariamente em medicamentos genéricos, possui um portfólio de produtos diferente dos segmentos considerados prioritários pela farmacêutica.

Outro fator que influenciou a decisão foi a diferença entre as culturas organizacionais e as práticas de governança corporativa das duas empresas. Enquanto a Hypera é uma empresa de capital aberto desde 2008, com um capital disperso entre acionistas diversos, a EMS é uma empresa familiar de capital fechado, o que implica modelos de governança distintos.

O post EMS retira oficialmente proposta para fusão com a Hypera apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading