Entenda as novas regras do auxílio-doença do INSS para 2024

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

Se você é um beneficiário do auxílio-doença, importantes mudanças foram implementadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem afetar a prorrogação do seu benefício. As novidades incluem a necessidade de nova perícia médica e ajustes nos procedimentos de solicitação.

A partir deste ano, para solicitar a extensão do auxílio por incapacidade temporária, não é mais possível apenas utilizar os canais digitais como era costume. Agora, há etapas adicionais que devem ser seguidas cuidadosamente para evitar a interrupção do benefício.

O que muda nas solicitações de prorrogação do auxílio-doença?

Para aqueles que necessitam alongar a duração do seu auxílio-doença, o INSS agora exige um agendamento de uma nova avaliação médica além de realizar o pedido com, no mínimo, 15 dias de antecedência do término previsto. Essas alterações garantem que a perícia ocorra dentro do prazo necessário e evitam problemas no prolongamento do auxílio.

Quais são as condições para a extensão automática do auxílio-doença?

Uma nova regra importante é que, se a perícia for agendada para ocorrer até 30 dias após a solicitação de prorrogação, o benefício será automaticamente estendido por mais 30 dias. Se a avaliação demorar mais que isso, o benefício será prorrogado até a data do novo agendamento. Esse ajuste visa minimizar as dificuldades causadas por atrasos nas perícias.

Como cancelar do auxílio-doença em caso de retorno ao trabalho?

Se você se sentir pronto para retornar ao trabalho antes do término do prazo estendido, é fundamental saber como cessar o recebimento do auxílio. Isso pode ser feito com facilidade através do app Meu INSS, pelo portal na internet ou por uma ligação ao número 135. Esta flexibilidade é parte do compromisso do INSS em facilitar a administração dos benefícios pelos cidadãos.

Documentação necessária para a prorrogação

Documento de identificação com foto;

Carteira de trabalho e previdência social ou outros comprovantes de contribuição;

Relatório médico detalhando a continuação da incapacidade;

Formulário de requerimento de prorrogação assinado.

Manter-se informado sobre essas recentes mudanças e preparar-se adequadamente para os novos requisitos não só garante a continuidação do suporte financeiro durante períodos de incapacidade, mas também contribui para uma experiência mais tranquila e menos burocrática junto ao INSS.

O post Entenda as novas regras do auxílio-doença do INSS para 2024 apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading