EUA: Bolsas sobem com impulso do setor de tecnologia

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

As bolsas dos EUA fecharam esta terça-feira (8) em alta, com os investidores atentos à temporada de balanços do terceiro trimestre e novos dados de inflação nos Estados Unidos.

O movimento de recuperação foi puxado principalmente pelo setor de tecnologia, que registrou avanço de 2,1%. No entanto, o desempenho foi limitado pela queda de 2,6% nos papéis de empresas ligadas ao setor de energia, afetadas pela retração no preço do petróleo.

Desempenho dos índices

Dow Jones sobe 0,30% (42.080,64 pontos);

S&P 500 ganha 0,97% (5.751,16 pontos);

Nasdaq avança 1,45% (18.182,92 pontos).

Expectativas para a temporada de balanços

O mercado segue de olho nas grandes instituições financeiras dos Estados Unidos, que devem divulgar seus resultados no final desta semana. A expectativa é de um crescimento de 4,2% nos lucros das empresas do S&P 500 no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado.

A projeção é uma revisão para baixo em relação à estimativa anterior, que previa crescimento de 8,1%, segundo Mathieu Racheter, diretor de pesquisa de estratégia de ações da Julius Baer.

O setor de tecnologia da informação, que inclui empresas como Nvidia e Apple, deve ser um dos principais destaques, com previsão de crescimento de lucros em 15% no trimestre. Já o setor de serviços de comunicação, que inclui Meta (Facebook) e Alphabet (Google), deve reportar um aumento de 10%.

Movimentações no mercado

A temporada de balanços nos EUA começou com destaque para a PepsiCo, que teve um desempenho positivo ao reportar lucros acima das expectativas. As ações da companhia subiram 1,92%, apesar da receita abaixo do esperado.

Outro destaque foi a Nvidia, que saltou mais de 4% após anunciar uma parceria com a Foxxcon para a construção de um supercomputador de inteligência artificial, utilizando seus chips Blackwell.

Entre as empresas que impulsionaram os ganhos do setor de tecnologia, destacam-se Microsoft (+1,2%), Apple (+1,8%) e Intel (+4,2%). No lado negativo, as companhias de energia tiveram um dia de perdas, com a Chevron caindo 1,5% e a ExxonMobil recuando 2,6%, acompanhando a queda nos preços do petróleo.

O post EUA: Bolsas sobem com impulso do setor de tecnologia apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading