Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
As bolsas dos EUA encerraram esta quinta-feira (19) em alta, reagindo ao corte de 0,5 ponto percentual na taxa de juros anunciado pelo Federal Reserve (Fed) ontem. A expectativa de novos cortes até o final do ano fez o Dow Jones e o S&P 500 renovarem seus recordes de fechamento.
O movimento foi puxado principalmente pelas ações das grandes empresas de tecnologia, conhecidas como big techs, que são mais sensíveis às mudanças nas perspectivas de juros.
Desempenho dos índices
Dow Jones sobe 1,26% (42.025,45 pontos);
S&P 500 ganha 1,70% (5.713,67 pontos);
Nasdaq avança 2,51% (18.013,98 pontos).
Big techs lideram alta
As ações das big techs se destacaram durante a sessão, com a Nvidia subindo 3,97% e a Salesforce com alta de 5,37%. A Apple também registrou um avanço de 3,71%, impulsionada por comentários positivos do presidente-executivo da T-Mobile sobre a demanda pelo novo iPhone 16. O setor de tecnologia como um todo fechou o dia com valorização de 3,08% no S&P 500.
Mercado de ações
Além das big techs, o corte na taxa de juros dos EUA também beneficiou outros setores. As ações do Goldman Sachs subiram 3,97%, enquanto os papéis da Tesla dispararam 7,36%. Segundo Rebecca Lindland, diretora sênior de dados e percepções do setor na Cars Commerce, o mercado automotivo está se tornando mais previsível com a oferta estabilizada e o corte na taxa de juros, incentivando mais consumidores a realizar compras.
Na contramão do mercado, as ações da GameStop caíram 0,76% após o CEO da empresa, Ryan Cohen, resolver uma suposta violação da lei antitruste com a Federal Trade Commission (FTC). A violação estava relacionada à aquisição de uma parte das ações com direito a voto do Wells Fargo.
O post EUA: Corte de juros impulsiona bolsas; big techs lideram alta apareceu primeiro em Monitor do Mercado.