Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O faturamento da indústria de transformação acumulou alta de 17,8% nos dez primeiros meses de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, segundo os Indicadores Industriais divulgados nesta terça-feira (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em outubro, o crescimento foi de 3,1%, revertendo a queda de 2,1% registrada em setembro. O avanço reflete o aumento da demanda por produtos industriais, impulsionando a produção e criando impactos positivos para a economia, como aumento de empregos e renda, segundo Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI.
Horas trabalhadas na produção
Outro destaque foi o crescimento de 0,7% no número de horas trabalhadas na produção entre setembro e outubro. No acumulado do ano, o indicador subiu 4,3% em relação ao mesmo período de 2023.
Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que mede o quanto do parque industrial está em operação, caiu 0,3 ponto percentual em outubro, atingindo 79,4%. Apesar da leve queda mensal, o índice está 0,1 ponto percentual acima do registrado em outubro de 2023.
Empregos na indústria
O emprego na indústria avançou 0,1% em outubro, registrando o 13º mês consecutivo sem recuo. No acumulado do ano, a alta é de 2,1% em relação a 2023.
Outros indicadores ligados ao mercado de trabalho, como massa salarial e rendimento médio dos trabalhadores, apresentaram leve queda de 0,2% em outubro. No entanto, no acumulado do ano, ambos registram crescimento: a massa salarial subiu 3%, e o rendimento médio, 0,9%.
O post Faturamento da indústria acumula alta de quase 18% em 2024 apareceu primeiro em Monitor do Mercado.