fim do ‘sonho americano’ e abalo na classe média alimentam voto



Mas sinais de que homens negros poderiam estar migrando em sua preferência fez com que a candidatada se deslocasse para missas no último domingo, na busca por impedir que esses votos fossem perdidos. Sua promessa foi de que, sob seu governo, projetos seriam estabelecidos para ampliar as oportunidades à educação e o acesso a empregos com melhores salários.

Num levantamento realizado pelo New York Times e o Siena College, Harris teria 70% dos votos dos homens negros. Em 2020, os democratas acumularam 85% dos votos dessa população. Enquanto isso, Trump registrou um aumento de seis pontos percentuais de apoio desses homens negros.

Mas não é apenas a frustração da população afro-americana que alimenta a campanha dos republicanos. Entre trabalhadores, muitos deles brancos, a percepção é de que não existe mais espaço para o “sonho americano”, uma frase cunhada em 1931 pelo historiador James Truslow Adams, e que passou a simbolizar a possibilidade de uma mobilidade social real.

E essa frustração não é nova e vem sendo explorada por Trump. De cada cinco crianças que nasciam em 1940, todas tinha uma expectativa de ter uma vida melhor que seus pais. A partir de 1984, apenas duas de cada cinco crianças poderiam esperar esse destino. O senador Bernie Sanders resumiu essa realidade ao alertar que, para muitos americanos, “o sonho havia se transformado num pesadelo”.

Tanto Kamala Harris como Donald Trump sabem da importância desse eleitorado e, nos últimos dias, ambos têm focado todos os esforços de campanha nos estados Michigan, Pennsylvania, Wisconsin e Nevada onde a diferença nas pesquisas está em menos de 2%. São nesses mesmos estados onde os trabalhadores de fábricas representam 20% do eleitorado.

Ambos tentam convencer o eleitorado desiludido que são seus projetos os que vão recuperar a esperança de dias melhores.





Source link

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading