Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) anunciou que não haverá venda de títulos pelo Tesouro Direto nesta terça-feira (24), devido à greve dos servidores da instituição.
Todos os agendamentos de compra no Tesouro Direto previstos para a data serão cancelados, e os investidores são orientados a reagendar para dias posteriores. Segundo o Tesouro, a paralisação inviabiliza o processamento das compras dos títulos.
Apesar da suspensão das vendas, o Tesouro informou que os resgates antecipados e agendamentos já feitos poderão ser realizados normalmente. “Os investidores poderão resgatar seus investimentos no Programa, caso desejem”, reforçou o órgão em comunicado.
Impactos da greve no Tesouro
A greve dos servidores do Tesouro também afetou outras atividades da instituição, como a divulgação de relatórios financeiros. O resultado das contas públicas de julho, por exemplo, foi publicado com atraso em setembro. A classe entrou em greve no início do mês passado, reivindicando melhorias em benefícios.
Agora, a divulgação do Relatório Mensal da Dívida (RMD), prevista para quinta-feira, 26, e o Resultado do Tesouro Nacional (RTN) de agosto, marcado para sexta-feira, 27, também estão sujeitos a adiamento, sem novas datas ainda definidas.
Além de afetar operações externas, a greve impacta as negociações para reprogramar contratos de crédito internos. Estados como Bahia e Pará tiveram suas negociações interrompidas. Esses procedimentos, mesmo não envolvendo recursos externos diretamente, dependem do trabalho dos funcionários do Tesouro Nacional, e a greve está prejudicando o progresso desses acordos.
O post Greve suspende venda de títulos do Tesouro Direto nesta terça-feira (24) apareceu primeiro em Monitor do Mercado.