O amendoim, além de saboroso, é um alimento rico em nutrientes que surpreende por seu alto teor de proteína, superando até mesmo o ovo nesse aspecto. Cada 100 gramas de amendoim contém cerca de 25 gramas de proteína, enquanto o ovo fornece aproximadamente 13 gramas, segundo informações da nutricionista Verônica Dias ao jornal Metrópoles. Ela ressalta que o amendoim é uma excelente fonte de proteína vegetal.
Embora o amendoim seja rico em proteína, sua composição não é considerada completa, já que carece de alguns aminoácidos essenciais, como a metionina. Por outro lado, o ovo é reconhecido por seu elevado valor biológico, contendo todos os nove aminoácidos essenciais em proporções ideais para o corpo humano. “O ovo é altamente biodisponível e uma das melhores fontes de proteína completa”, explica a nutricionista.
Apesar de nutritivo, o amendoim é um alimento altamente calórico, sendo cerca de cinco vezes mais calórico que o ovo. De acordo com a nutricionista Daniela Lasman, ele é rico em gorduras insaturadas benéficas, mas também apresenta uma quantidade significativa de gordura saturada — três vezes mais do que os ovos. “O consumo excessivo pode elevar os níveis de colesterol LDL, contribuindo para condições inflamatórias, como diabetes, hipertensão, aterosclerose e até mesmo acidentes vasculares cerebrais”, alerta Lasman.
O amendoim também é uma boa fonte de vitamina E e arginina, um aminoácido que melhora o fluxo sanguíneo e auxilia no desempenho físico, segundo a nutricionista Raniere Tacilene. Por isso, tem ganhado espaço como um alimento popular em dietas de pré e pós-treino.
Embora seja um aliado nutricional poderoso, é essencial consumi-lo com moderação para evitar os potenciais riscos à saúde relacionados ao excesso de gordura saturada e calorias.
4o
Leia Também: Há um doce que ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2