Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta segunda-feira (21) em leve baixa de 0,11%, aos 130.361,56 pontos. O giro financeiro foi moderado, somando R$ 18,3 bilhões.
A queda foi impactada pela divulgação do Boletim Focus, que aumentou a expectativa de inflação (IPCA) para 4,5%, atingindo o teto da meta. Especialistas dizem que a pressão sobre o câmbio começou a impactar as expectativas.
A dinâmica tem aumentado as projeções para a taxa Selic em 2024, ainda que se espere por cortes em 2025. Segundo economistas, o crescimento do PIB acima do potencial pode gerar mais pressão inflacionária, dificultando uma queda sustentada dos juros.
Nos Estados Unidos, os rendimentos dos títulos do Tesouro (Treasuries) atingiram seus maiores níveis desde julho nos prazos de 10 e 30 anos, limitando o interesse dos investidores por ativos de risco.
Destaques do Ibovespa
Entre as ações de maior peso no índice, a Petrobras apresentou direções opostas: enquanto as ações ordinárias (ON) recuaram 1,83%, as preferenciais (PN) subiram 1,57%. Vale ON, uma das ações mais negociadas, registrou leve queda de 0,36%.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Embraer (+4,17%), Vamos (+4,13%) e Magazine Luiza (+2,87%). Por outro lado, Hapvida (-2,93%), Petrobras ON (-1,83%) e Natura (-1,68%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Temporada de balanços
O foco dos investidores está voltado para a temporada de balanços de empresas domésticas, que começa nesta semana, com a divulgação dos resultados da Vale e da Suzano.
O post Ibovespa: Bolsa cai com Focus e retirada de capital estrangeiro apareceu primeiro em Monitor do Mercado.