Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Ibovespa, principal índice Bolsa brasileira, fechou a primeira sessão de novembro em forte queda de 1,36%, aos 128.120,75 pontos. O volume financeiro do dia foi de R$ 21,8 bilhões.
Com o pacote fiscal ainda não apresentado, analistas apontam que essa ausência reforça o sentimento de falta de urgência do governo em tratar do ajuste fiscal, o que aumentou a pressão sobre o câmbio — que atingiu o segundo maior nível da história — e a curva de juros.
A ausência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que viajará para a Europa na próxima semana, ampliou ainda mais a insegurança do mercado financeiro.
Destaques do Ibovespa
No fechamento, algumas das principais empresas listadas no Ibovespa registraram perdas. Petrobras, por exemplo, teve quedas de 1,95% (ON) e de 1,36% (PN). Bradesco PN também caiu 1,81%. A maior ação do índice, Vale, apresentou leve baixa de 0,05%.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Eztec (+6,51%), São Martinho (+5,21%) e Totvs (+3,72%). Por outro lado, Vamos (-8,27%), Azul (-6,51%) e Magazine Luiza (-6,34%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
O post Ibovespa: Bolsa fecha em forte queda, reagindo à incerteza fiscal apareceu primeiro em Monitor do Mercado.