Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Na véspera da “super quarta”, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em queda de 0,12%, aos 134.960,19 pontos.
A queda, que ficou próxima da estabilidade, refletiu a cautela dos investidores à espera das decisões sobre a taxa de juros nos Estados Unidos e no Brasil, previstas para amanhã (18).
Nos Estados Unidos, as apostas são em um corte de juros de 0,50 ponto percentual (pp) por parte do Federal Reserve (Fed). No Brasil, a maioria das expectativas vê o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentando a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 pp.
Destaques do Ibovespa
As gigantes do Ibovespa, Petrobras (ON -0,61%, PN -0,46%) e Vale (ON -0,48%), fecharam em queda, empurrando o índice para baixo.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Azul (13,84%), Petz (3,74%) e Cogna (2,76%). Do outro lado, CSN Mineração (-2,82%), Braskem (-1,87%) e Embraer (-1,61%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Perspectivas para o mercado
A projeção do BTG Pactual para a Selic aponta que a taxa básica de juros pode alcançar 12% ao ano até janeiro de 2025, reforçando o cenário de alta para os juros no Brasil.
Enquanto isso, os mercados emergentes, como o brasileiro, podem se beneficiar de uma redução nos juros norte-americanos, atraindo fluxos de capital estrangeiro, principalmente para renda fixa.
O post Ibovespa: Bolsa recua 0,12% na véspera da “super quarta” apareceu primeiro em Monitor do Mercado.