Ibovespa: Bolsa recua após falas de Lula sobre isenção de IR

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta sexta-feira (11) em queda de 0,28%, aos 129.992,29 pontos. Na semana, o índice recuou 1,37%.

A queda foi impactada pela declaração do presidente Lula, que defendeu a isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas com renda de até R$ 5 mil. Segundo analistas, a fala gerou aumento de aversão ao risco fiscal, elevando os juros futuros e pressionando o câmbio.

O índice brasileiro caminhou na contramão do mercado americano. Enquanto o Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registraram alta na semana, com altas de até 1,2%.

Destaques do Ibovespa

A Vale ON (+1,44%), com forte peso no índice, ajudou a segurar o Ibovespa, acompanhando a alta do minério de ferro na China. A expectativa de novos estímulos econômicos por parte do governo chinês colaborou para essa alta.

Por outro lado, Petrobras não conseguiu acompanhar a tendência de alta, fechando em leve queda nas ações ON (-0,17%) e PN (-0,08%).

Entre as maiores altas do dia, ficaram Grupo Pão de Açúcar (3,81%), Lojas Renner (3,37%) e Petz (2,74%). Do lado oposto, MRV (-5,40%), Minerva (-4,48%), Metalúrgica Gerdau (-3,77%) tiveram os piores desempenhos do dia.

Perspectivas para a próxima semana

Apesar da cautela observada nesta semana, o Termômetro Broadcast Bolsa mostra que 71,43% dos participantes esperam alta do Ibovespa na próxima semana, enquanto 28,57% acreditam em estabilidade. Não houve respostas indicando baixa para o índice no curto prazo.

O post Ibovespa: Bolsa recua após falas de Lula sobre isenção de IR apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading