Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Ibovespa abriu esta quinta-feira (12) em queda de 1,16%, aos 128.094,30 pontos; enquanto o Ibovespa futuro recuava 0,24%, aos 129.685 pontos, após três altas seguidas e com ganhos de 3,12% em dezembro, refletindo a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que aumentou a taxa básica de juros (Selic) em 1,00 ponto percentual, de 11,25% para 12,25% ao ano.
Ainda que o ajuste da taxa básica de juros nesse patamar fosse esperado pelo mercado, o Banco Central surpreendeu ao sinalizar que mais dois aumentos da mesma magnitude poderão ocorrer nas próximas reuniões e citou um “cenário mais adverso para a convergência da inflação”.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o Copom afirmou que “Diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões”.
Às 12h24 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 1,87%, aos 127.174,11 pontos.
Ações ligadas ao ciclo econômico acompanham o Ibovespa
As ações de empresas ligadas ao ciclo econômico sofreram fortes perdas em resposta à elevação da taxa Selic. Os papéis da Lojas Renner ON caíram 12,7%, enquanto o Assaí ON recuou 4,79%.
No setor de commodities, a ação ordinária da Vale registrou queda de 2,05%, e o papel preferencial da Petrobras perdeu 1,5%. Entre os bancos, as unidades do Santander também tiveram baixa, com recuo de 1,91%.
Juros aceleram, na contramão do Ibovespa e do câmbio
O dólar chegou a atingir o mínimo de R$ 5,86 após o choque provocado pela decisão do Copom, mas há pouco reduzia a queda em 0,20%, a R$ 5,94. Ao mesmo tempo, os juros futuros sobem em toda a curva, com destaque para o contrato de janeiro de 2026, que avançou 40 pontos-base.
O DXY cai 0,12% e os rendimentos dos Treasuries, sobem.
Impacto da saúde de Lula no mercado
Além da decisão do Copom, o mercado também monitora a saúde do presidente Lula, que passou por um procedimento complementar à cirurgia realizada no início da semana. O presidente está se recuperando bem, mas sua condição segue no radar dos investidores.
Nesta quarta-feira, pouco antes do fechamento do mercado, o Ibovespa subiu quase 2% instantes após a notícia de que Lula deveria passar por um novo procedimento nesta quinta-feira (12). O índice chegou à máxima de 130.898,89 pontos, refletindo a reação do mercado diante da possibilidade de Lula não participar da corrida eleitoral em 2026.
Outro dado no radar são os números da inflação ao produtor nos Estados Unidos, que podem influenciar os mercados globais.
*Com informações da agência de notícias CMA
O post Ibovespa derrete e devolve ganhos das últimas horas de ontem, chegando novamente aos 127 mil pontos apareceu primeiro em Monitor do Mercado.