Ibovespa futuro sobe 0,51% com discursos de Powell e Galípolo

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O Ibovespa futuro registrava alta de 0,51% às 11h26 (horário de Brasília), alcançando 138.030 pontos, refletindo as declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no simpósio de Jackson Hole, e de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil.

Powell indica cautela com cortes de juros

O discurso de Powell em Jackson Hole sinalizou que o Fed não quer se comprometer com um cronograma de cortes de juros, apesar de reconhecer que o risco de inflação está diminuindo, enquanto o mercado de trabalho começa a mostrar sinais de enfraquecimento.

Segundo Étore Sanchez, economista da Ativa Investimentos, o tom de Powell foi “dovish“, ou seja, propenso a cortes de juros, indicando que um corte está praticamente garantido devido à fraqueza no mercado de trabalho.

Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos, também destacou que o Fed está evitando assumir compromissos claros, preferindo adotar uma postura cautelosa enquanto avalia os riscos inflacionários e o enfraquecimento do emprego nos EUA.

Comentários de Galípolo no Brasil

No Brasil, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, que é cotado para substituir Roberto Campos Neto na presidência do BC, reafirmou suas posições anteriores sobre política monetária. Galípolo garantiu que o Banco Central tem todas as ferramentas necessárias para alcançar a meta de inflação e que não há constrangimento entre os diretores em elevar os juros se necessário.

Galípolo também enfatizou que a desancoragem das expectativas de inflação preocupa muito o BC, e que a inflação corrente começa a ameaçar a banda superior da meta. Ele destacou que o Banco Central está observando uma série de variáveis, não apenas o câmbio, ao avaliar suas decisões.

Reforma da renda e compensações

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a reforma tributária não será utilizada para fechar o orçamento e que o objetivo principal é garantir a estabilidade da arrecadação. Ele também mencionou que a reforma da renda deve ser encaminhada ao Congresso nos próximos 60 dias.

Sobre a desoneração da folha de pagamentos, Haddad indicou que as compensações previstas pelo Senado devem resolver a situação para 2024. Caso a receita prevista não se realize, o governo poderá aumentar a taxação de Juros sobre Capital Próprio (JCP) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) através de projetos de lei.

Mercados globais

Enquanto isso, as bolsas asiáticas fecharam em alta e os índices europeus também apresentam ganhos, refletindo o otimismo com as falas das autoridades monetárias e a expectativa por uma condução mais suave das políticas econômicas.

Grupo CMA

Imagem: Dreamstime

O post Ibovespa futuro sobe 0,51% com discursos de Powell e Galípolo apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading