Inflação ao produtor sobe 9,42% em 2024, diz IBGE

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

A inflação ao produtor, medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) — acompanha a variação dos preços na “porta da fábrica” sem impostos e fretes —, registrou alta de 1,48% em dezembro.

Com esse resultado, o índice acumulou uma alta de 9,42% no ano de 2024. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPP acompanha os preços da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação. Dados mostram que os preços vêm subindo há 11 meses consecutivos, desde fevereiro de 2024.

Setores mais impactados

A indústria extrativa registrou aumento de 5,14% em dezembro e acumulou alta de 4,93% no ano. Já a indústria de transformação subiu 1,30% no mês e encerrou 2024 com avanço de 9,66%.

Entre os segmentos que mais contribuíram para a elevação da inflação ao produtor em dezembro, destacam-se as indústrias extrativas, com alta de 5,14%, seguidas pelo setor de metalurgia, que avançou 4,73%. O segmento de outros equipamentos de transporte registrou aumento de 3,26%, enquanto o setor de fumo teve elevação de 2,59%.

Na contramão desse movimento, apenas os setores de papel e celulose, com queda de 1,44%, e têxteis, que recuaram 0,39%, registraram redução nos preços.

Efeito do câmbio sobre os preços industriais

Segundo o IBGE, a valorização do dólar frente ao real ao longo de 2024 teve impacto significativo sobre os preços da indústria. O câmbio mais alto encareceu insumos importados e pressionou os custos de produção. Em dezembro, o dólar subiu 5% e fechou o ano com valorização acumulada de 24,5%.

Os setores mais afetados pela variação cambial foram alimentos, metalurgia, químicos, fumo, madeira e equipamentos de transporte, que registraram aumentos significativos ao longo do ano.

Categorias de bens industriais também registram alta

Os preços dos bens industriais foram impactados de forma generalizada em dezembro. Os bens de capital, que incluem máquinas e equipamentos usados na produção, subiram 1,40% no mês e encerraram 2024 com alta acumulada de 7,52%. Os bens intermediários, que são insumos utilizados na indústria, avançaram 1,74% em dezembro e tiveram elevação de 8,49% no ano.

  • CADASTRE-SE JÁ: Live vai reunir os analistas Bo Williams e Guto Gioielli para desvendar as melhores estratégias para investir em commodities. Reserve seu lugar gratuitamente!

Já os preços dos bens de consumo subiram 1,11% em dezembro e acumularam alta de 11,24% em 2024. Dentro desse grupo, os bens de consumo duráveis tiveram um pequeno avanço de 0,05% no mês e fecharam o ano com aumento de 3,62%. Os bens de consumo semiduráveis e não duráveis, por sua vez, registraram alta de 1,32% em dezembro e subiram 12,80% no ano.

O post Inflação ao produtor sobe 9,42% em 2024, diz IBGE apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading