Inflação (IGP-10) sobe 0,87% em fevereiro com alta das commodities

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-10) avançou 0,87% em fevereiro, impulsionada principalmente pela alta no preço das commodities no período. O resultado mostra uma aceleração em relação a janeiro, quando o indicador registrou alta de 0,53%, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (17).

No ano, o índice acumula alta de 1,40% e de 8,35% nos últimos 12 meses. Na comparação com o mesmo período de 2024, o IGP-10 registrou queda de 0,65% no mês e de 3,84% em 12 meses.

Preços ao produtor impulsionam alta do IGP-10

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) foi a força motriz do IGP-10, avançando 1,02% em fevereiro, acima da taxa de 0,57% registrada no mês anterior. Entre os destaques, o café (em grão e moído) e os bovinos apresentaram elevações significativas, contribuindo para a alta do indicador.

Entre os grupos analisados, o segmento de Matérias-Primas Brutas teve forte aceleração, passando de 0,15% em janeiro para 1,49% em fevereiro. Já o grupo de Bens Finais desacelerou para 0,10% no mês, após registrar 0,81% no mês anterior.

IPC sobe com impacto de mensalidades e transporte

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que reflete a inflação percebida pelas famílias, avançou 0,44% em fevereiro, acima da alta de 0,26% em janeiro. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelos reajustes das mensalidades escolares e do transporte público.

O café também teve forte influência sobre o índice, registrando alta significativa nos preços ao consumidor.

Entre os oito grupos analisados pelo IPC, seis apresentaram aceleração na variação de preços, com destaque para Transportes, que passou de 0,37% para 1,14%, e Educação, Leitura e Recreação, que inverteu o sinal de -0,06% para 0,29%. Em contrapartida, os preços dos alimentos mostraram desaceleração, passando de 1,41% em janeiro para 0,87% em fevereiro.

Construção desacelera com queda nos materiais e equipamentos

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,55% em fevereiro, abaixo da taxa de 0,74% registrada no mês anterior.

Segundo Matheus Dias, economista do FGV IBRE, essa desaceleração é atribuída à queda no grupo Materiais e Equipamentos, que reduziu a inflação de 0,64% em janeiro para 0,33% em fevereiro.

Já o grupo Serviços inverteu sua trajetória, passando de uma variação negativa de 0,03% para 0,90%.

O post Inflação (IGP-10) sobe 0,87% em fevereiro com alta das commodities apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading