Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 0,21% em junho, indicando uma desaceleração na comparação com o mês de maio (quando avançou 0,46%).
Os dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam para uma inflação de 4,23% no acumulado de 12 meses. No ano, o avanço do IPCA é de 2,48%, segundo o IBGE.
O resultado veio abaixo das expectativas do mercado e do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, divulgado no final de junho, que indicava para um avanço de 0,33% dos preços no último mês. Ainda assim, os números indicam para uma trajetória de declínio nos próximos meses.
Alimentação e bebidas puxam alta mensal
Segundo o IBGE, os maiores responsáveis pelo avanço de 0,21% em junho vieram do grupo de alimentação e bebidas. Apesar do aumento de 0,44%, também houve uma desaceleração em relação a maio (0,62%).
Entre os componentes do grupo, a alimentação no domicílio e fora do domicílio puxaram a alta, com avanços de 0,47% e 0,37%, respectivamente. Os maiores ‘vilões’ entre os itens foram: batata-inglesa (14,49%) e leite longa vida (7,43%).
Em junho, 7 dos 9 grupos que compõem o IPCA registraram alta. Somente Transportes (-0,19%) e Comunicação (-0,08%) caíram no último mês. Os demais grupos fecharam com altas de: Habitação (0,25%); Artigos de residência (0,19%); Vestuário (0,02%); Saúde e cuidados pessoais (0,54%); Despesas pessoais (0,29%); e Educação (0,06%).
IPCA no maior patamar desde fevereiro
Com a inflação em 4,23% no último mês, o Brasil chega ao maior nível para o IPCA desde fevereiro, quando estava em 4,50%. Levando em consideração somente o índice mensal, a inflação de junho chegou ao seu maior patamar desde 2022, quando teve alta de 0,67%.
Nos últimos meses, os preços voltaram a subir exponencialmente, assim como as expectativas para o final do ano, divulgadas semanalmente pelo BC, no Boletim Focus. A tendência neste segundo semestre é de que a inflação volte a cair, se aproximando novamente do centro da meta de 3%.
Imagem: Gilson Abreu/AEN
O post Inflação (IPCA) desacelera a 0,21% em junho, abaixo do esperado apareceu primeiro em Monitor do Mercado.