INSS convoca 300 candidatos, mas ainda há déficit de 20 mil!

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a autorização para nomear 300 candidatos excedentes do concurso realizado em 2022. Esta decisão foi divulgada através de um decreto no Diário Oficial da União em 23 de dezembro de 2024. Embora essa seja uma boa notícia, ainda não atende completamente à demanda inicial da autarquia, que solicitou a convocação de mais de 500 aprovados.

O último concurso do INSS, realizado para o cargo de técnico do seguro social, já resultou na convocação de 1.262 aprovados. No entanto, 55 desses não assumiram suas posições, resultando em apenas 1.207 nomeações efetivas até o momento. Com a nova autorização, o número total de nomeados deve chegar a 1.507. Este esforço por parte do INSS busca mitigar o déficit atual de 23.984 vagas, principalmente para o cargo de técnico do seguro social.

Como essa decisão impacta o quadro de pessoal do INSS?

Trabalhadores – Créditos: depositphotos.com / ArturVerkhovetskiy

O anúncio da nomeação de novos excedentes representa um passo significativo para preencher as lacunas existentes no quadro funcional do INSS. Com um total de 20.456 cargos de técnico do seguro social ainda vagos, a autarquia enfrenta uma carência crítica, que pode comprometer a eficiência e a qualidade do atendimento aos segurados.

O concurso de 2022, organizado pelo Cebraspe, ofereceu mil vagas, com salários iniciais de R$5.938,52, e está válido até maio de 2025, o que oferece mais uma janela para preencher outras vacâncias.

Quais são as chances para novos candidatos?

Ainda há esperança para aqueles que buscam ingressar no quadro do INSS. Com tantas posições ainda abertas, é provável que novas convocações ocorram dentro do prazo de validade do concurso.

Além disso, a contínua necessidade por profissionais na área pode sugerir a possibilidade de futuros concursos. Portanto, interessados devem se manter atentos a novas publicações e editais.

Quais as novas oportunidades no INSS?

O Ministério da Previdência Social anunciou um novo concurso, desta vez para o cargo de perito médico do INSS. Organizado pelo Cebraspe, este novo processo seletivo oferece 250 vagas e exige nível superior em Medicina, além de registro no conselho regional. A remuneração é de R$14.166,99, incluindo o salário base e gratificações.

As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 9 de janeiro de 2025, e as provas objetivas serão realizadas em 16 de fevereiro de 2025. O exame testará os conhecimentos gerais e específicos dos candidatos, com questões abrangendo desde Língua Portuguesa até Legislação Previdenciária. Após todas as etapas, o concurso será homologado, com validade de dois anos, prorrogável por igual período.

O que os candidatos devem esperar das provas?

As avaliações para o cargo de perito médico do INSS são rigorosas, com um total de 120 questões, das quais 50 são de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos. Os candidatos precisam alcançar uma pontuação mínima em cada seção para serem aprovados. Aqueles que não atingirem 10 pontos em Conhecimentos Gerais, 21 em Conhecimentos Específicos ou 36 no conjunto das provas objetivas serão eliminados. Após a avaliação, os aprovados serão listados por localidade de vaga, conforme suas pontuações finais.

Os interessados devem se preparar adequadamente para enfrentar uma competição acirrada e se manter atentos às publicações oficiais para garantir sua participação e eventual nomeação. Desta forma, oportunidades no INSS continuarão a surgir para suprir a demanda de um serviço público eficaz e robusto.

O post INSS convoca 300 candidatos, mas ainda há déficit de 20 mil! apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading