Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Itaú Unibanco (ITUB4) adquiriu uma participação de 15% na NeoSpace, startup especializada em inteligência artificial generativa para o setor financeiro, para aprimorar recomendações personalizadas aos clientes do banco.
O valor exato desembolsado pelo Itaú não foi revelado, mas a operação ocorreu por meio de uma rodada de investimentos liderada pelo banco, que totalizou US$ 18 milhões (R$ 105,7 milhões).
Além do Itaú, participaram da rodada investidores como Micky Malta (Ribbit), Martin Escobari (General Atlantic), Nigel Morris (QED) e Hans Morris (NYCA). O objetivo da parceria é aprimorar recomendações personalizadas aos clientes do banco e melhorar os modelos de análise de dados do conglomerado financeiro.
- NÃO PERCA: No próximo dia 5 de fevereiro, Bo Williams e Guto Gioielli vão explorar o mundo do investimento em commodities.Cadastre-se agora para ter acesso à live exclusiva do Monitor do Mercado!
Parceria estratégica entre as empresas
Além do investimento, o Itaú e a NeoSpace firmaram um acordo comercial para que o banco utilize modelos de IA da startup e desenvolva novos produtos exclusivos para suas plataformas digitais de varejo.
Criada em 2023 por Bruno Pierobon, Felipe Almeida e Gustavo Debs, a NeoSpace já possuia uma conexão com o Itaú. Os fundadores foram responsáveis pela Zup, empresa de tecnologia adquirida pelo banco em 2020.
“Nossos modelos são desenvolvidos para compreender profundamente as necessidades e comportamentos dos clientes, identificar oportunidades de personalização e aumentar a eficiência operacional”, disse Pierobon, em entrevista ao Broadcast.
Uso de inteligência artificial no Itaú
A aquisição da participação na NeoSpace reforça a estratégia do Itaú de expandir o uso de inteligência artificial. O banco já conta com mais de 400 aplicações de IA generativa e 450 profissionais dedicados ao tema.
No final de 2024, o banco lançou a Inteligência Itaú, assistente baseada em IA generativa que permite operações como transferências via Pix.
“O investimento na NeoSpace acelera nossa agenda de inovação e abre caminho para um novo paradigma no mercado, sempre com o uso responsável dos dados”, afirma Ricardo Guerra, diretor de Tecnologia do Itaú.
Com essa movimentação, o Itaú busca se consolidar na vanguarda da inteligência artificial no setor financeiro, ao mesmo tempo em que fortalece sua relação com startups inovadoras.
O post Itaú compra 15% da NeoSpace para aumentar soluções com IA apareceu primeiro em Monitor do Mercado.