Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A partir de terça-feira (2), o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) inicia a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para a população de todas as faixas etárias. Este novo documento inclui uma série de características de segurança e tem como novidade o CPF como número único de identificação.
A emissão do novo modelo, que começou a ser distribuído de forma escalonada em janeiro de 2023, chega a um marco importante com a inclusão de um sistema de identificação mais rigoroso para combater a fraude. A primeira emissão da CIN é gratuita.
Por que o Detran/RJ adotou o CPF como número único?
O novo sistema de identidade foi pensado para simplificar a identificação dos cidadãos brasileiros, evitando conflito causados por duplicidade de registros. O uso do CPF como identificador único é um passo fundamental para a modernização e aumento da eficiência dos registros civis.
Como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional?
Para obter a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento e o número de inscrição no CPF. Para aqueles que ainda não possuem CPF, é possível solicitá-lo através do site da Receita Federal ou em locais autorizados, como bancos e cartórios.
Características de Segurança da CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional não só incorpora o CPF como identificador único, mas também inclui avançadas características de segurança, como:
Um QR Code que verifica a autenticidade do documento e informa sobre possíveis situações de roubo, clonagem ou extravio.
Elementos gráficos complexos que dificultam tentativas de falsificação.
Um código MRZ, similar ao utilizado em passaportes, que permite o uso da identidade como documento de viagem e facilita a leitura em terminais de autoatendimento em aeroportos.
Futuro da CIN no Brasil
De acordo com a Lei 14.534, sancionada em 11 de janeiro de 2023, a CIN será o único documento de identidade válido em todo o território nacional a partir de 2032. Até lá, os atuais documentos de identidade (RG) ainda são aceitos. Essa transição para a CIN reflete o compromisso do governo com a segurança e a modernização da identificação dos cidadãos.
Glaucio Paz, presidente do Detran/RJ, enfatizou a segurança proporcionada pelo novo documento e o acesso facilitado para todas as idades. Essa iniciativa marca um importante avanço na forma como os cidadãos são registrados e identificados no Brasil, promovendo maior proteção contra fraudes e simplificando o sistema de identificação civil.
O post Nova carteira de identidade: CPF se torna o número único de identificação no Brasil apareceu primeiro em Monitor do Mercado.